metropoles.com

A aposta de bolsonaristas no julgamento do porte de maconha no STF

Julgamento no STF tem placar de 5 a 1 para legalização do porte de maconha; ministro André Mendonça pediu vista e julgamento foi adiado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro, então presidente da República, confraterniza com o ministro do STF André Mendonça
1 de 1 Jair Bolsonaro, então presidente da República, confraterniza com o ministro do STF André Mendonça - Foto: Alan Santos/PR

A ala bolsonarista do Congresso aposta na demora do ministro do STF André Mendonça para dar seu voto sobre a legalização do porte de maconha. Nesta quinta-feira (24/8), Mendonça pediu vista e suspendeu o julgamento.

O ministro indicado por Jair Bolsonaro tem até 90 dias para dar seu voto. Após o pedido de vista de Mendonça, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, disse ao colega: “Tenho certeza que o ministro André vai devolver ainda a tempo de retomarmos o julgamento”. Weber se aposenta no início de outubro e quer finalizar o julgamento da ação ainda em seu mandato.

Deputados e senadores conservadores consideram que Mendonça irá segurar o voto por 90 dias, como está fazendo no julgamento do marco temporal das terras indígenas. O ministro pediu vista em junho deste ano.

Outra aposta da ala conservadora do Congresso Nacional é o ministro Kassio Nunes Marques, outro indicado por Bolsonaro. Os bolsonaristas consideram que Nunes Marques também pedirá mais tempo para analisar o caso.

O desejo de senadores e deputados conservadores é ganhar tempo para o Congresso se articular contra a decisão do Supremo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por exemplo, considera que o julgamento é uma “usurpação de poder”.

Até agora, o placar é de cinco a um para que o porte de maconha não seja crime. A necessidade de distinção entre usuários e traficantes com base na quantidade de droga encontrada já obteve maioria, com placar de seis a zero.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?