80% dos servidores do BC são favoráveis à greve
Paralisação no órgão teve 1.043 votos favoráveis e 126 contrários na última votação
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 80% dos servidores do Banco Central são favoráveis à greve no órgão, que começou na última sexta-feira (1º/4). Na votação mais recente, feita na segunda-feira (4/4), foram 1.043 votos favoráveis, 126 contrários e 96 abstenções.
A mobilização é liderada pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal). Os grevistas pedem um reajuste de 26,3% e uma reestruturação da carreira de analista. A entidade estima que cerca de 60% dos servidores já aderiram à greve. Hoje, a autoridade monetária tem em torno de 3,3 mil servidores.
O presidente do Sinal, Fabio Faiad, declarou que a paralisação poderá afetar o Conselho de Política Monetária (Copom), que define a taxa básica de juros. Por outro lado, Faiad afirmou que a operação do Pix não será impactada.
Na semana passada, com a proximidade da greve, o BC passou para suas diretorias a decisão de definir cargos de confiança de servidores no órgão. O órgão afirmou que tem um plano de contingência para manter os serviços essenciais.