70 mil pedem cassação de Arthur do Val na Alesp por falas sexistas
Deputado Arthur do Val deu declarações sexistas sobre ucranianas, inclusive refugiadas
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 70 mil pessoas assinaram um manifesto até esta segunda-feira (7/3) pedindo a cassação do deputado estadual Arthur do Val, que deu declarações sexistas sobre mulheres ucranianas, incluindo refugiadas. As assinaturas foram enviadas à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que analisa se punirá o parlamentar.
Na sexta-feira (4/3), o colunista Igor Gadelha mostrou que Arthur do Val enviou a amigos áudios com conteúdos sexistas sobre ucranianas: “São fáceis, pois são pobres”. Arthur e Renan Santos, coordenador do MBL, haviam viajado à Ucrânia a pretexto de levar doações ao país atacado pela Rússia.
“É inadmissível que um sujeito como este ocupe um cargo público no Parlamento e passe impune diante de tanta barbaridade machista”, escreveu o coletivo feminista Juntas!, que recolhe as assinaturas virtualmente.
As afirmações de Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, fizeram o MBL avaliar lançar um novo candidato ao governo de São Paulo. O vereador Rubinho Nunes poderá assumir a vaga no Podemos. Em reunião mais cedo nesta segunda-feira (7/2), Arthur do Val pouco falou. O coordenador do MBL, Renan Santos, cogita sair do movimento.