metropoles.com

123Milhas se diz ocupada, desmarca reunião e irrita deputados

“Desrespeito à Câmara”, disse presidente de comissão sobre ausência repentina da 123Milhas; governo federal também participou de reunião

atualizado

Compartilhar notícia

Juca Varella/Agência Brasil
imagem colorida painel colorido com logomarca 123 milhas - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida painel colorido com logomarca 123 milhas - Metrópoles - Foto: Juca Varella/Agência Brasil

A 123Milhas faltou a uma audiência pública com duas comissões na Câmara e órgãos do governo Lula nesta quarta-feira (13/9). A empresa enviou um e-mail na véspera para desmarcar o encontro, o que irritou parlamentares.

Segundo o e-mail, a ausência foi motivada por uma “intensa agenda de compromissos” dos donos da empresa, os irmãos Ramiro e Augusto Júlio Soares Madureira. A reunião estava marcada desde o último dia 31.

“Diante da intensa agenda de compromissos dos sócios e gestores com todos os clientes, parceiros, autoridades federais, estaduais e municipais, e considerando que a empresa tem constantemente fornecido documentos e informações solicitados, informamos respeitosamente que, infelizmente, não será possível comparecer à audiência pública”, afirmou o comunicado encaminhado a deputados.

A reunião foi agendada com duas comissões da Câmara: a de Defesa do Consumidor, e a de Fiscalização Financeira e Controle. O ministro do Turismo, Celso Sabino, e integrantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também compareceram.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor reclamou: “Os principais convidados se ‘autodesconvidaram’ em cima da hora, claro. Entendemos que isso, no mínimo, é um desrespeito não só para a Comissão de Defesa do Consumidor, mas como para esta Casa”, disse Jorge Braz, do Republicanos do Rio de Janeiro.

O deputado Duarte Jr, do PSB do Maranhão, que já colheu assinaturas suficientes para uma CPI exclusiva contra a 123Milhas, disse que a companhia faltou com boa-fé ao desmarcar o encontro.

Os donos da 123Milhas faltaram duas vezes a depoimentos na CPI das Pirâmides Financeiras, que investiga as operações da firma. O colegiado só conseguiu ouvir os empresários na última semana, depois que a Justiça autorizou uma condução coercitiva.

Procurada, a 123Milhas não comentou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?