metropoles.com

Volta às aulas: alunos que permanecerem em casa serão reprovados? Entenda

De acordo com a Secretaria de Educação, a participação nas atividades presenciais não é opcional, mas as faltas poderão ser compensadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Metrópoles
estudantes
1 de 1 estudantes - Foto: Jacqueline Lisboa/Metrópoles

A definição do novo calendário escolar da rede pública de ensino, em meio à pandemia do novo coronavírus, provocou questionamentos de pais temerosos com a retomada das atividades presenciais diante dos números crescentes da Covid-19 na capital do país. Afinal, os alunos serão obrigados a ir para a escola? Os estudantes que não comparecerem às atividades presenciais poderão ser reprovados?

A Grande Angular consultou a Secretaria de Educação. De acordo com a pasta, a participação nas atividades presenciais não será opcional. O aluno que não for à escola nas semanas cuja escala determinar a presença em sala de aula receberá falta.

No entanto, será possível recuperar as ausências com as atividades remotas. Nesses casos, o estudante terá que apresentar os trabalhos realizados em casa.

A reprovação, contudo, não está afastada. Os discentes poderão perder o ano letivo caso não compareçam às aulas presenciais e não compensem as faltas com atividades remotas. Os estudantes precisam cumprir, pelo menos, 75% da carga horária anual.

Calendário

A Secretaria de Educação divulgou, na última segunda-feira (15/7), o cronograma para a retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino do DF.

Os primeiros alunos a regressarem serão os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os da Educação Profissional, no dia 31 de agosto. Em 8 de setembro, será a vez dos matriculados no ensino médio.

No dia 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade – Proem. Em 21 de setembro, voltam os anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque (foto em destaque).

Para a educação infantil, a retomada está marcada para 28 de setembro, enquanto que para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais estão previstas para 5 de outubro.

Confira o calendário completo: 

  • 31 de agosto: início das aulas presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional;
  • 8 de setembro: início das aulas do ensino médio;
  • 14 de setembro: início das aulas dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola Parque da Cidade (Proem);
  • 21 de setembro: início das aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque;
  • 28 de setembro: início das aulas da educação infantil;
  • 5 de outubro: início das aulas do ensino especial, educação precoce e classes especiais.
Rotina

Para manter o distanciamento social, a Secretaria de Educação optou por um modelo híbrido. Metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente em uma semana, enquanto os demais farão atividades virtuais ou impressas – no caso daqueles que não tiverem acesso à internet. Na semana seguinte, o sistema será invertido. A alternância irá até o fim do ano letivo, em janeiro.

Não será permitido que os estudantes permaneçam nas escolas por mais de um turno. Eles serão orientados em relação às medidas de profilaxia a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus. Deverão usar máscaras, lavar as mãos com frequência, evitar contato físico e não compartilhar objetos.

5 imagens
Sala de aula
Aulas pela internet na rede pública começaram neste mês
A Secretaria de Educação postou duas semanas de conteúdo para os alunos
Segundo a pasta, 6 mil professores estão capacitados para produzir aulas digitais. Até agora, 4 mil docentes começaram a acessar o conteúdo para publicar aulas digitais
1 de 5

Michael Melo/Metrópoles
2 de 5

Sala de aula

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Aulas pela internet na rede pública começaram neste mês

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

A Secretaria de Educação postou duas semanas de conteúdo para os alunos

Divulgação/Secretaria de Educação
5 de 5

Segundo a pasta, 6 mil professores estão capacitados para produzir aulas digitais. Até agora, 4 mil docentes começaram a acessar o conteúdo para publicar aulas digitais

Divulgação/Secretaria de Educação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?