metropoles.com

Vídeo: Terracap arromba e toma posse de hangares do Aeródromo Botelho

A operação de reintegração de posse de 115 hangares do Aeródromo Botelho ocorre com autorização da Justiça. Associação questiona

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Três funcionários da Terracap uniformizados arrombam porta de hangares do Aeródromo Botelho, em São Sebastião, durante reintegração de posse - Metrópoles
1 de 1 Três funcionários da Terracap uniformizados arrombam porta de hangares do Aeródromo Botelho, em São Sebastião, durante reintegração de posse - Metrópoles - Foto: Reprodução

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) fez a reintegração de posse de hangares do Aeródromo Botelho, na manhã desta segunda-feira (11/7).

A operação ocorreu após o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, derrubar a liminar que impedia a Terracap de tomar a posse da área. O aeródromo funciona como um aeroporto executivo, com 115 hangares.

6 imagens
O aeroporto executivo tem 115 hangares
A estatal arrombou porta
Reintegração foi autorizada pela Justiça
Reintegração de posse do Aeródromo Botelho ocorreu na manhã do dia 11 de julho de 2022
Presidente do STJ, ministro Humberto Martins, derrubou liminar que impedia reintegração de posse
1 de 6

Terracap fez reintegração dos hangares do Aeródromo Botelho

Reprodução
2 de 6

O aeroporto executivo tem 115 hangares

Reprodução
3 de 6

A estatal arrombou porta

Reprodução
4 de 6

Reintegração foi autorizada pela Justiça

Reprodução
5 de 6

Reintegração de posse do Aeródromo Botelho ocorreu na manhã do dia 11 de julho de 2022

Reprodução
6 de 6

Presidente do STJ, ministro Humberto Martins, derrubou liminar que impedia reintegração de posse

Reprodução

A partir da decisão de Martins, voltou a valer o mandado de reintegração, expedido pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Roque Fabrício Antônio de Oliveira Viel. O magistrado autorizou o arrombamento e uso de força policial para fazer cumprir a ordem.

Imagens mostram funcionários da estatal com ferramentas e caminhões durante a reintegração de posse. Um vídeo gravou o momento em que três empregados da Terracap arrombam um dos hangares. Assista:

No processo de reintegração, a Terracap ofereceu aos atuais ocupantes dos hangares um acordo para que paguem R$ 4,54 por metro quadrado. O valor deveria ser quitado mensalmente e de forma retroativa a setembro de 2019.

A Associação do Aeródromo Botelho (Prossiga) questionou os termos do acordo e o Tribunal de Contas do DF (TCDF) suspendeu a cobrança do valor pela estatal.

Prossiga

A Associação do Aeródromo Botelho (Prossiga), que representa os ocupantes dos hangares, disse que “a empresa quer se apropriar de 115 hangares, pista, sinalização etc”. “A Prossiga ressalta que não questiona a reintegração de posse do terreno do Aeródromo, mas aponta a postura errática e incoerente da Terracap, que inclusive jamais fez ressalvas ou contestou as contínuas obras de benfeitorias”, afirmou.

A Prossiga declarou que a operação de reintegração, ocorrida na manhã desta segunda-feira, desrespeita a decisão do TCDF que suspendeu cláusulas do acordo oferecido pela Terracap aos ocupantes da área.

Terracap

Em nota, a Terracap afirmou que “assinou acordo com a Prossiga, homologado na Justiça, mas a associação não o cumpriu, levando o magistrado a revogar o referido acordo, o que motivou a continuidade da reintegração.”

“Na verdade, os ocupantes, que guardam aviões, não querem pagar pelo uso da área. A decisão do TCDF não inviabiliza a operação judicial de reintegração. A cobrança está congelada até a próxima decisão, mas isso não inviabiliza o acordo que tinha de ter sido assinado até dia 7”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?