Vídeo: faltam papel higiênico e papel toalha em postos de saúde do DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a empresa responsável pelo serviço é notificada toda vez que descumpre o contrato
atualizado
Compartilhar notícia
Postos de saúde em Santa Maria, no Distrito Federal, estão sem papel higiênico e papel toalha há aproximadamente uma semana. Os produtos estão em falta nos banheiros de unidades básicas de saúde (UBS) usados por pacientes e servidores.
Pelo menos três UBS da região registraram falta de papel toalha e papel higiênico. Sem o reabastecimento, a UBS 1, localizada em Santa Maria Sul, depende de doação para repor o estoque por pouco tempo. Em tempos de pandemia, fazer a higienização das mãos corretamente é essencial para evitar a proliferação do novo coronavírus.
Na UBS 2, em Santa Maria Norte, nos banheiros feminino e masculino não havia nenhum dos produtos necessários para a higiene pessoal, na segunda-feira (28/6). Veja imagens cedidas ao Metrópoles:
A empresa responsável pela limpeza de unidades de saúde públicas do DF e pela reposição de produtos como papel higiênico é a BRA Serviços.
O outro lado
Em nota, a Secretaria de Saúde do DF disse que vai cortar parte do valor do contrato com a empresa em razão da falta dos produtos nos postos de saúde: “A empresa BRA, que possui contrato com a pasta, está sendo notificada todas as vezes que deixa de cumprir com o contrato. Dessa forma, os valores são glosados e não está sendo considerada nenhuma justificativa para as faltas”.
“A Secretaria de Saúde informa, ainda, que em paralelo à essa ação, está em andamento um novo processo licitatório para contratação de serviços de limpeza das unidades desta Secretaria de Saúde do DF”, afirmou.
A pasta, contudo, não informou se outras unidades de saúde foram afetadas pela falta do papel higiênico e do papel toalha.
A coluna tentou contato com a BRA Serviços pelo telefone disponível no site da empresa, mas a ligação não foi atendida. A reportagem também enviou e-mail, porém ainda não recebeu retorno. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.
Ao perfil no Instagram do Radar Santa Maria DF a BRA Serviços informou que “já notificou a Secretaria de Saúde do DF de que a ausência de readequação dos contratos e a variação dos custos decorrentes da pandemia da Covid19, somada aos valores em atraso e glosas manifestamente ilegais, implicará a ausência absoluta de condições de reabastecer as unidades de saúde/aumentar o número de colaboradores a serviço, pois não há, por culpa exclusiva da SES/DF, condições de permanecer executando a contento os serviços e objetos contratados”.