metropoles.com

Vídeo: “Advocacia quase heroica”, diz Gilmar Mendes sobre Zanin

Decano do STF, Gilmar Mendes comentou os nomes mais cotados à vaga de ministro do STF aberta após aposentadoria de Ricardo Lewandowski

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Foto colorida mostra o ministro Gilmar Mendes, do STF - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra o ministro Gilmar Mendes, do STF - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O decano e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse, em entrevista ao Metrópoles, que o advogado Cristiano Zanin, nome mais cotado para integrar o STF, é “qualificado” e fez uma advocacia “quase heroica”.

Gilmar refere-se à época em que Zanin atuou como advogado do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em abril de 2021, o STF derrubou as condenações de Lula no âmbito da Lava Jato.

O ministro confirmou, na entrevista desta quinta-feira (11/5) ao portal, que tem ouvido possibilidade de Zanin ser indicado à vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski, assim como outros candidatos. Gilmar citou os ministros Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Se o governo optar pelo advogado Zanin, eu o considero qualificado. Convivi com ele durante esse período todo de advocacia quase heroica, porque praticamente não era ouvido nos tribunais… Embaixo, com certeza não. O TRF-4 era praticamente um confirmador das decisões do [ex-juiz Sergio] Moro, em Curitiba”, afirmou. Assista:

Na entrevista, o ministro também se posicionou contra proposta de mandato fixo para ministro do STF, comentou sugestão de redução da maioridade penal e falou sobre a comemoração dos 25 anos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), faculdade da qual ele é um dos fundadores.

“Era mais uma aventura acadêmica. Começamos a fazer curso de preparação, depois de especialização, e pedimos autorização para mestrado ainda sem ter o curso de graduação. Em 2010, na sede do IDP Sul, nós abrimos o curso de graduação de direito. Nesses anos, o IDP cresceu bastante, passamos a ter doutorado, mestrado, e em outras áreas, como administração, economia, relações internacionais, arquitetura. Ano que vem estamos pensando em curso de psicologia, já autorizado”, contou.

Assista à integra da entrevista ao Metrópoles:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?