Vereador gravado maltratando leitão é alvo de ação civil pública
Grupo ajuizou ação civil pública contra vereador de Fortaleza flagrado maltratando um leitão, e solicitou indenização de R$ 300 mil
atualizado
Compartilhar notícia
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal ajuizou ação civil pública contra o vereador Inspetor Alberto (PL-CE) e o município de Fortaleza em razão do vídeo em que o político aparece maltratando um leitão. Os autores do processo pedem indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 300 mil.
“É inadmissível que uma figura pública que deveria dar exemplo tenha um comportamento desprezível como esse. Torturar um animal para ganhar likes em internet, nao pode ser algo normalizado. Nossa sociedade evoluiu e esse tipo de postura é inadmissível, então nós esperamos que a justiça o condene para que se tenha um caráter educativo”, aponta Ana Paula de Vasconcelos, advogada do Fórum Animal.
Na gravação, de acordo com o grupo, o vereador aparece praticando o crime de maus-tratos contra o animal, fazendo alusão ao adversário político Evandro Leitão (PT-CE). “Nas cenas que chocaram todo o país, o vereador arrasta o animal pelas orelhas e o imobiliza. A conduta do vereador é reprovável do ponto vista moral e deverá ser apurada pelo possível cometimento do crime de maus tratos”, aponta o fórum.
Veja o vídeo:
“Leitão, seu desgraçado, você vai para a panela, dia 27 [de outubro]. Me aguarde. Você vai ver. Vou comer você bem assadinho”, diz o político, segurando o animal pelas orelhas. Evandro Leitão (PT-CE) foi eleito prefeito em Fortaleza no dia 27 de outubro.
O Metrópoles tenta contato com o vereador Inspetor Alberto. Não houve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.