metropoles.com

Verba federal: TCU determina que Iges defina medidas de transparência

Atualmente, segundo processo que tramita na Corte de Contas, não é possível identificar origem do dinheiro usado pelo Iges-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Hospital de Base - Metrópoles
1 de 1 Hospital de Base - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, nesta quarta-feira (21/8), medidas de transparência no uso de verba federal pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

Por meio de decisão unânime, os ministros do TCU mandaram o Iges-DF movimentar os recursos oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) em uma conta específica e dentro de 90 dias.

“Se não houver conta específica, fundo a fundo, não tem TCU que consiga rastrear esse recurso”, enfatizou o relator, ministro Vital do Rêgo, durante o julgamento do caso.

O processo que tramita na Corte de Contas afirma que, atualmente, não é possível identificar a origem do dinheiro usado pelo Iges-DF no pagamento de contratos, salários e outras despesas, porque a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) faz o repasse ao instituto sem apontar se a verba é federal ou distrital. O formato de repasse dificulta o rastreio e a fiscalização do uso dos recursos públicos.

O TCU ainda determinou ao Iges-DF e ao fundo de saúde local que providenciem, também em 90 dias, a identificação da origem dos recursos repassados ao instituto, “de modo a evidenciar o valores oriundos do FNS distribuídos ao fundo do Distrito Federal por intermédio da Secretaria de Saúde dessa capital”.

A decisão do Plenário do TCU determina que a Secretaria de Saúde do DF e o Iges-DF também estabeleçam, em 180 dias, procedimentos que permitam identificação da origem dos recursos aplicados pelo instituto na execução do plano de trabalho anual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?