metropoles.com

Vacinação contra Covid-19 é ampliada no DF para todos os profissionais da saúde pública

O chefe da pasta no DF, Osnei Okumoto, disse que todos os servidores públicos da saúde serão imunizados, sem distinção de categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacinação da Covid no Hran
1 de 1 Vacinação da Covid no Hran - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, na noite desta segunda-feira (25/1), que a vacinação contra a Covid-19 foi ampliada para todos os profissionais da área, sem distinção de categorias.

Todos os trabalhadores de hospitais privados, conveniados, filantrópicos, universitário e militares também deverão ser imunizados, conforme orientação do Comitê de Vacinação Covid-19, da Secretaria de Saúde. Segundo a pasta, esses grupos da rede pública e particular começarão a ser vacinados já na terça-feira (26/1).

Os servidores públicos receberão as doses nas unidades onde atuam. E os empregados dos hospitais particulares continuarão sendo imunizados em seus locais de trabalho.

“Hoje, segunda-feira, o Comitê de Vacinação Covid-19 da Secretaria de Saúde emitiu uma circular definindo que todos os servidores da saúde pública do Distrito Federal, sem distinção de categoria, receberão a vacinação contra Covid-19, bem como todos os servidores dos hospitais da rede privada”, disse o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto.

De acordo com o secretário, com a chegada de mais doses, na próxima etapa, serão contemplados idosos com mais de 80 anos de idade.

Confira, na íntegra, a circular do comitê:

Ampliação da vacinação cont… by Metropoles

Mais vacinas

O Distrito Federal recebeu, ainda nesta segunda-feira (25/1), mais 19 mil doses da vacina Coronavac, produzida em uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. No domingo (24/1), 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, feita na Índia, chegaram à capital federal. O primeiro carregamento, de 106 mil doses, chegou no dia 18 de janeiro.

“A partir do recebimento dessas novas doses conseguiremos atender a todos os profissionais de saúde da rede pública, sem distinção de categoria. Esse sempre foi o nosso objetivo, atingir todas as categorias da Secretaria que tanto se dedicaram durante a pandemia. Com o baixo quantitativo de vacinas recebidas na primeira remessa, tivemos que restringir o público. Agora os profissionais podem ficar tranquilos, pois serão contemplados em sua totalidade”, disse o secretário adjunto de Saúde, Petrus Sanches.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) ajudará no processo de deslocamento das equipes volantes para acelerar o processo de vacinação dos servidores. No total, 40 carros ficarão disponíveis para levar as vacinas e seus aplicadores às unidades.

Segunda dose

A pasta ressaltou que é preciso inserir no cartão vacinal o dia da primeira dose, qual é o fabricante e a data de retorno. É que a Coronavac e a Oxford/AstraZeneca têm intervalos diferentes para aplicação da segunda dose.

No caso da Coronavac, a segunda dose precisa ser ministrada entre duas e quatro semanas. Já a Oxford/AstraZeneca tem melhor eficácia quando a segunda dose é aplicada após 12 semanas.

Os idosos e as pessoas com deficiência que estão internados em instituições de longa permanência, além de indígenas, continuam sendo imunizados nesta primeira etapa.

“No início da próxima semana, o Comitê se reunirá novamente para deliberar sobre a possibilidade de recebimento de novas doses e, com isso, planejarmos positivamente uma nova ampliação. Pedimos mais uma vez que a população do Distrito Federal fique tranquila, pois a Secretaria de Saúde tem trabalhado incessantemente para que todos os grupos sejam imunizados, levando sempre em consideração o quantitativo de doses recebidas do Ministério da Saúde”, afirmou Sanches.

Desde o início da vacinação no Distrito Federal, em 19 de janeiro, foram aplicadas 18.522 doses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?