metropoles.com

União Química quer início da vacinação com Sputnik V ainda em fevereiro

A farmacêutica brasileira tem um acordo com o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) para fornecimento de 10 milhões de doses da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Vacina Sputnik V
1 de 1 Vacina Sputnik V - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A União Química quer que a aplicação das doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, comece ainda em fevereiro no Brasil.

O diretor de Negócios Internacionais, Rogério Rosso, disse à coluna Grande Angular que falta apenas a autorização do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): “Aí importamos as doses prontas em fevereiro e março”.

A farmacêutica brasileira tem um acordo com o Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), que prevê envio de 10 milhões de doses para o Brasil.

A União Química fez o pedido de uso emergencial da Sputnik V em janeiro deste ano, mas a documentação foi devolvida por não atender requisitos – como a fase 3 do estudo clínico em andamento no Brasil. Mas o cenário mudou na última quarta-feira (3/2), quando a agência anunciou a simplificação das regras. Agora, não é mais exigido que haja o teste no país para a aprovação.

“Acreditamos que Anvisa está se esforçando dentro do possível para aprovar o quanto antes o uso emergencial da Sputnik V”, pontuou Rosso.

Um estudo publicado pela revista científica The Lancet, na terça-feira (2/2), apontou que a Sputnik V demonstrou eficácia de 91,6% contra o novo coronavírus. A proteção contra quadros moderados e graves chegou a 100%.

Plano nacional

Em entrevista ao Metrópoles, o dono da União Química, Fernando Marques, afirmou “não ter dúvidas” de que a vacina será incorporada ao Plano Nacional de Imunização. “É uma questão de tempo. Minha ansiedade é que ela entre logo”, ressaltou.

A União Química iniciou no Brasil o processo de produção do IFA [insumo farmacêutico ativo], que é matéria-prima do imunizante. A previsão do empresário é de que a fabricação da Sputnik V comece em abril e chegue a 8 milhões de doses por mês até maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?