metropoles.com

TSE manda campanha de Bolsonaro retirar propaganda do ar: “Veiculação de mensagem falsa”

Segundo a magistrada, o vídeo faz parecer que apenas o voto no atual presidente da República seria capaz de garantir a prova de vida no INSS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia considerou como “veiculação de mensagem falsa” a propaganda eleitoral do candidato Jair Bolsonaro (PL) que fala sobre a possibilidade de idosos realizarem prova de vida do INSS ao votarem. Segundo a magistrada, o vídeo faz parecer que apenas o voto no atual presidente da República seria capaz de garantir o benefício.

A propaganda em questão diz:

“AGORA É LEI.

NESSAS ELEIÇÕES, VOCÊ QUE É APOSENTADO OU PENSIONISTA PODE FAZER SUA PROVA DE VIDA DIRETO NAS URNAS. O GOVERNO FEDERAL ACABOU COM O DESLOCAMENTO DESNECESSÁRIO PARA OS BENEFICIÁRIOS E TORNOU A SUA VIDA MAIS FÁCIL.

APENAS O SEU VOTO JÁ É SUFICIENTE PARA GARANTIR OS BENEFÍCIOS DO INSS, PARA VOCÊ EXERCER SEU DIREITO À CIDADANIA COM MENOS BUROCRACIA.

PELO BEM DO BRASIL, VOTE 22! “

Ao analisar o pedido de retirada do vídeo do YouTube feito pela então candidata Simone Tebet (MDB), Cármen Lúcia disse que o conteúdo foi “produzido para desinformar”. “O que se tem, portanto, é a divulgação de mensagem sabidamente descontextualizada com possibilidade de influenciar a livre escolha do cidadão”.

Ela disse, ainda, que “o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo é evidenciado pela possibilidade de acesso ao vídeo por um número cada vez maior de pessoas, o que acarreta propagação da desinformação”.

Por este motivo, a ministra decidiu a remoção da propaganda do YouTube e ainda deferiu tutela para que Bolsonaro se abstenha de veicular outras mensagens com o mesmo teor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?