TSE dá informações sobre urnas à Marinha, Defesa e outras entidades
O TSE recebeu representantes de entidades fiscalizadoras do processo eleitoral para prestar esclarecimentos sobre o sistema de votação
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, nesta segunda-feira (1º/8), representantes de entidades fiscalizadoras das eleições, como a Marinha, Ministério da Defesa, Ministério Público Federal (MPF) e Câmara dos Deputados.
Durante o evento, o TSE deu informações sobre etapas, métodos, locais e formas de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.
Mais de 150 pessoas participaram da reunião, que também contou com a presença de representantes de partidos como Avante, Agir, PDT, PT, PSol, MDB, PSD, PV, PCdoB, Rede, PTB, PL, Podemos, DC e Patriota. Outros órgãos com legitimidade para fiscalizar as eleições de 2022 também foram ao encontro.
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TSE Sandro Nunes Vieira, a reunião teve como objetivo “sanar dúvidas sobre as diversas etapas que envolvem o sistema de votação e ressaltar a fundamental participação das instituições para o avanço dos mecanismos que garantem a transparência das eleições brasileiras.”
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Julio Valente, deu detalhes sobre as 39 etapas de fiscalização e auditagem do processo eleitoral e afirmou que a urna eletrônica é “um equipamento específico, com componentes e funções únicas para suprir as necessidades exclusivas do sistema de votação brasileiro”.