metropoles.com

Tribunal Regional Eleitoral acolhe ações contra Rollemberg e Ibaneis

TRE-DF abriu prazo para a defesa do atual governador e de seu sucessor. Os dois foram denunciados por abuso de poder econômico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovana Bembom/Metrópoles
Fachadas. Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF)
1 de 1 Fachadas. Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) - Foto: Giovana Bembom/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) acolheu duas ações que movimentaram a disputa pelo Palácio do Buriti. O desembargador Waldir Leôncio decidiu avaliar processos por abuso de poder econômico contra os dois candidatos que chegaram ao segundo turno das eleições no DF: o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e Ibaneis Rocha (MDB), chefe do Executivo local eleito.

De acordo com os documentos protocolados na Corte eleitoral, Rollemberg teria usado veículo oficial para distribuir material de campanha. A denúncia foi formalizada pelos advogados de Ibaneis.

Já o processo contra o emedebista nasceu pelas mãos da professora Fátima Sousa (PSol) – que também concorreu ao Governo do Distrito Federal (GDF) – e trata de promessas feitas pelo ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) durante visita à Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Taguatinga. Na ocasião, ele disse que usaria o próprio dinheiro para reconstruir imóveis derrubados pela Agência de Fiscalização (Agefis).

Nos despachos, o desembargador estabeleceu cinco dias para manifestação dos advogados de defesa dos dois citados, além de pedir a apresentação de documentos e testemunhas. No caso da ação contra o atual governador, Leôncio solicitou, ainda, que a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) disponibilize informações sobre o processo administrativo que apura o uso de uma viatura não caracterizada da Defesa Civil para a promoção de Rollemberg durante a campanha eleitoral.

Confira o despacho:

Despacho TRE – Rollemberg by Metropoles on Scribd

De acordo com a ação, apresentada por Ibaneis em 27 de outubro, na véspera do primeiro turno, um veículo da frota oficial envolveu-se em um acidente de trânsito. Ainda segundo o documento, após a polícia comparecer ao local e antes da chegada da perícia, um agente do órgão do GDF retirou do interior da viatura cartazes de propaganda política do socialista e os guardou em outro lugar. À época, Rollemberg declarou que se tratava de “factoide político”. A assessoria da SSP-DF informou que disponibilizará o solicitado pelo desembargador dentro do prazo processual.

Veja as imagens anexadas ao processo:

2 imagens
No interior do veículo, a defesa do MDB afirma que havia material de campanha de Rollemberg
1 de 2

Foto inserida na ação mostra veículo que seria da Defesa Civil após o capotamento

Reprodução
2 de 2

No interior do veículo, a defesa do MDB afirma que havia material de campanha de Rollemberg

Reprodução

O processo contra Ibaneis trata da promessa do advogado de reconstruir, com o próprio dinheiro, as casas derrubadas pela Agefis. O discurso foi gravado por moradores e anexado à documentação apresentada ao TRE-DF e ao Ministério Público Eleitoral (MPE) por adversários ao longo da corrida eleitoral.

“Para vocês que buscam sua moradia, aqui no DF tem terra para levantar muito tijolo, e nós vamos manter a casa de vocês de pé. As casas que a Agência de Fiscalização do DF derrubou, eu vou reconstruir com meu dinheiro”, disse Ibaneis, em agenda no dia 30 de setembro.

Confira o vídeo:

Nesse episódio, Ibaneis foi alvo de três ações distintas. A primeira medida judicial contra o ex-presidente da OAB-DF deu-se por meio de uma parceria inusitada que uniu os ex-candidatos Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Rogério Rosso (PSD), Paulo Chagas (PRP) e Fátima Sousa (PSol). Juntos, eles apresentaram a denúncia à Procuradoria Regional Eleitoral em 3 de outubro.

Três dias depois, o PSol ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral no TRE-DF que foi acolhida. A terceira foi protocolada no segundo turno. Desta vez, Rollemberg recorreu à Corte eleitoral. Além do vídeo, foram reunidas, em 160 páginas, entrevistas e declarações públicas de Ibaneis sobre o assunto.

No despacho, o desembargador Waldir Leôncio não acatou o pedido da acusação de notificar a Agefis para a agência prover a relação de pessoas que tiveram suas casas derrubadas na Colônia Agrícola 26 de setembro. O advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, garantiu que apresentará a defesa no prazo solicitado.

Confira a decisão:

Despacho TRE-DF – Ibaneis Rocha by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?