TRE manda que o tempo de rádio e TV do Solidariedade fique com Ibaneis
O Solidariedade aprovou apoio à reeleição de Ibaneis Rocha, mas mudou de ideia e mudou-se para a chapa de Izalci Lucas fora do prazo
atualizado
Compartilhar notícia
A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) Nilsoni de Freitas Custódio decidiu que o tempo de rádio e TV do Solidariedade para propaganda eleitoral deve ficar com a coligação Unidos pelo DF, que tem o governador Ibaneis Rocha (MDB) como cabeça de chapa.
Inicialmente, o Solidariedade decidiu apoiar a campanha de reeleição de Ibaneis. Porém, após o prazo estabelecido em lei para que partidos façam as coligações, o Solidariedade mudou para a chapa Para Cuidar das Pessoas, na qual Izalci Lucas (PSDB) concorre ao Governo do DF.
A mudança de posição do Solidariedade ocorreu no último domingo (21/8), após o ex-senador Hélio José assumir a direção do partido no DF. Antes, quem comandava o diretório regional do Solidariedade era o deputado federal por Goiás Lucas Vergilio (de camisa rosa na foto em destaque).
Advogado da coligação Unidos pelo DF, Bruno Rangel disse que a ata do Solidariedade na qual a sigla declara apoio a Izalci é “tardia”. “Os partidos tinham até o dia 05 para realizar as suas convenções, sendo admitido (não sem controvérsias) prazo até o dia 15 de agosto, período final para registros de candidaturas. A nova ata do Solidariedade é tardia, do dia 21 de agosto, e não produzirá alterações nas coligações já homologadas pelo TRE/DF no prazo adequado”, afirmou.
“A questão foi submetida à Desembargadora relatora que, nos termos da lei, entendeu que o tempo de TV e rádio do Solidariedade deve permanecer com a coligação formatada no prazo adequado”, disse.
Em nota, o partido afirma que acatará a decisão em quanto procuram uma solução “pacífica e harmoniosa para todos os lados”.