TRE-GO indefere candidatura de condenado por tráfico de drogas
Fernando da Serrinha (PDT) está inelegível até 2030, devido a condenação por associação para o tráfico de drogas, segundo Ministério Público
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) indeferiu, nessa terça-feira (3/9), o pedido de registro da candidatura a vereador de Luziânia (GO) de Fernando Batista da Silva (PDT), conhecido como Fernando da Serrinha.
A juíza da 19ª Zona Eleitoral de Luziânia, Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira, justificou que Fernando está inelegível até 2030.
O Ministério Público Eleitoral, que se manifestou pelo indeferimento do registro de candidatura de Fernando, argumentou que ele foi condenado por associação para o tráfico de drogas.
Até abril de 2022, Fernando cumpriu pena alternativa determinada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). No entanto, a inelegibilidade de oito anos passou a ser contada após o cumprimento da pena, o que o impede de se candidatar até 2030.
Em vídeo divulgado após a sentença do TRE-GO, Fernando afirmou que respeitará a decisão judicial, mas declarou sofrer “perseguição”. Até abril último, ele ocupava o cargo de assessor na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
“Essa perseguição venho sofrendo há anos e continuará, mas meu trabalho social com todos em meu bairro não vai parar. Só me matando para falar ‘Fernando, acabou'”, afirmou, além de agradecer “pela confiança” do prefeito de Luziânia e candidato à reeleição, Diego Sorgatto (União).
Assista: