metropoles.com

TRE e GDF levam título de eleitor a alunos de escolas públicas

Projeto teve início no Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria. A expectativa é garantir o título para aproximadamente 450 alunos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / TRE-DF
presidente do TRE-DF, secretaria de Educação e secretaria de Justiça - Metrópoles
1 de 1 presidente do TRE-DF, secretaria de Educação e secretaria de Justiça - Metrópoles - Foto: Divulgação / TRE-DF

Estudantes, entre 15 e 18 anos, receberam o título de eleitor no Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria, nas quarta-feira (13/3). Os alunos foram atendidos pelo projeto de alistamento Jovem Eleitor.

A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Educação.

O projeto consiste no emprego de unidades móveis do Na Hora como cartórios eleitorais em escolas de nível médio e profissionalizantes, possibilitando o cadastro eleitoral dos estudantes.

Em discurso para os estudantes, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, lembrou que muitos governantes vieram de famílias pobres e tiveram começos humildes.

“Essa é uma mensagem do TRE-DF para vocês se prepararem para a cidadania e já começarem a pensar em representar o nosso povo no governo”, aconselhou.

Belinati ressaltou que a participação do jovem no processo eleitoral não se restringe ao voto: “A vida passa como um sopro e esperamos que todos se preparem para a vida política do nosso país. Continuem estudando porque a educação abre todas as portas para nós”, completou.

O vice-presidente e corregedor, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, contou que estudou em escolas públicas no antigo ensino primário, secundário e ensino médio.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, argumentou que votar é um direito e é importante escolher bons representantes de acordo com suas necessidades.

A Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, comentou que é preciso acompanhar e cobrar os candidatos eleitos nas urnas.

“Não é só depositar o voto, mas se tornar um eleitor consciente que queremos que vocês sejam. Votar consciente, acompanhar e cobrar, porque esse é o nosso papel de cidadão”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?