TRE e GDF levam título de eleitor a alunos de escolas públicas
Projeto teve início no Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria. A expectativa é garantir o título para aproximadamente 450 alunos
atualizado
Compartilhar notícia
Estudantes, entre 15 e 18 anos, receberam o título de eleitor no Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria, nas quarta-feira (13/3). Os alunos foram atendidos pelo projeto de alistamento Jovem Eleitor.
A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Educação.
O projeto consiste no emprego de unidades móveis do Na Hora como cartórios eleitorais em escolas de nível médio e profissionalizantes, possibilitando o cadastro eleitoral dos estudantes.
Em discurso para os estudantes, o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, lembrou que muitos governantes vieram de famílias pobres e tiveram começos humildes.
“Essa é uma mensagem do TRE-DF para vocês se prepararem para a cidadania e já começarem a pensar em representar o nosso povo no governo”, aconselhou.
Belinati ressaltou que a participação do jovem no processo eleitoral não se restringe ao voto: “A vida passa como um sopro e esperamos que todos se preparem para a vida política do nosso país. Continuem estudando porque a educação abre todas as portas para nós”, completou.
O vice-presidente e corregedor, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, contou que estudou em escolas públicas no antigo ensino primário, secundário e ensino médio.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, argumentou que votar é um direito e é importante escolher bons representantes de acordo com suas necessidades.
A Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, comentou que é preciso acompanhar e cobrar os candidatos eleitos nas urnas.
“Não é só depositar o voto, mas se tornar um eleitor consciente que queremos que vocês sejam. Votar consciente, acompanhar e cobrar, porque esse é o nosso papel de cidadão”, destacou.