TRE-DF pede reforço a secretário de Segurança para dia de diplomações
Reunião entre presidente do TRE-DF e secretário de Segurança Pública discutiu planejamento para dia 19, após vandalismo e ataques do dia 12
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, e o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, se reuniram nesta quarta-feira (14/12) para discutir o planejamento contra possíveis protestos antidemocráticos no dia da diplomação dos eleitos pelo DF. Houve pedido de reforço na segurança para a próxima segunda-feira (19/12), quando 36 deputados e senadores participam de cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A preocupação com a segurança no dia do evento se tornou ainda maior após ataques de bolsonaristas na última segunda-feira (12/12). Na ocasião, motivados por tensões políticas pela prisão de um acusado de crimes contra a democracia e por pautas que tentam derrubar o resultado das urnas, um grupo tentou invadir o prédio da Polícia Federal e iniciou uma série de atos de violência e vandalismo.
Roberval Belinati pediu no encontro com o secretário um efetivo reforçado “para garantir maior segurança e tranquilidade aos participantes”, principalmente por conta deste momento político atual. “Grupos criminosos e subversivos tentam tumultuar o processo eleitoral democrático, com atos de terrorismo e de vandalismo”, disse o desembargador.
Para o TRE-DF, o esquema de segurança deve garantir o respeito à democracia e à integridade física e moral dos presentes no evento, que são candidatos eleitos, familiares, correligionários e demais convidados. Belinati ainda afirmou que “não será tolerado nenhum ato de terrorismo ou de vandalismo” e que qualquer responsável por ato irregular em manifestação pode ser preso.
O secretário de Segurança Pública garantiu que as forças de segurança estão preparadas para o evento, com o apoio da Polícia Militar do DF, da Polícia Civil, do Detran, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Judicial.
O evento tradicionalmente acontece no Auditório Pedro Calmon do Quartel General do Exército. Neste ano, como há manifestações no local que colocam em risco a integridade dos políticos e representantes da Justiça Eleitoral, o TRE-DF mudou para o Centro de Convenções.
Durante o evento de diplomação, serão entregues os diplomas ao governador do DF, à vice-governadora, à senadora, ao suplente, aos deputados federais e deputados distritais vencedores das eleições de outubro de 2022. A cerimônia será realizada no dia 19 de dezembro às 19h.