TRE-DF esclarece dúvidas sobre eleições a observadores internacionais
O grupo Transparencia Electoral foi recepcionado no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), onde esclareceu alguns pontos sobre eleições
atualizado
Compartilhar notícia
Observadores internacionais da Transparencia Electoral tiraram dúvidas sobre as eleições brasileiras no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), na manhã desta sexta-feira (30/9).
Os visitantes vieram dos Estados Unidos, México, Peru, Argentina, Colômbia, El Salvador e República Dominicana.
“Desde 2011, o Brasil recebe missões internacionais, mas a regulamentação dando legitimidade para as missões foi feita através de uma Resolução em 2021”, disse o ex-desembargador do TRE-DF Bruno Martins.
O presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, agradeceu os observadores por saírem de seus países para acompanhar as eleições do Brasil. “As eleições estão preparadas e muito bem organizadas pela Justiça Eleitoral. O nosso processo é feito por urna eletrônica, considerada eficiente, confiável, absolutamente segura”, disse.
A chefe da missão internacional, Ann Ravel, dos EUA, disse que os brasileiros “são os melhores no proesso de eleições”.
Esta é a primeira vez que uma organização internacional da sociedade civil assiste às eleições após ser formalmente convidada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além de Belinati e Bruno Martins, participaram do evento os desembargadores eleitorais titulares Renato Guanabara Leal e Renato Coelho. O desembargador eleitoral substituto Guilherme Pupe também recepcionou os observadores de outros países.