metropoles.com

TRE-DF determina que Solidariedade não veicule propagandas com Izalci

Determinação atende a pedido da coligação de partidos Unidos pelo DF, que apoia a reeleição de Ibaneis Rocha (MDB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Izalci Lucas durante Debate Metrópoles GDF 2022
1 de 1 Izalci Lucas durante Debate Metrópoles GDF 2022 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou que o partido Solidariedade pare de veicular propagandas partidárias com a presença de Izalci Lucas (PSDB), candidato ao governo distrital.

A Justiça entendeu que, como definido no período das convenções partidárias, a sigla integra a coligação Unidos pelo DF — que apoia o candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) — e, por isso, não pode veicular propagandas com outro postulante ao Palácio do Buriti.

O juiz Demetrius Cavalcanti, que atendeu ao pedido da coligação de Ibaneis Rocha, deu 24 horas para o Solidariedade retirar os conteúdos do ar. Além disso, proibiu a sigla de expor propagandas com outras legendas que não façam parte da aliança Unidos pelo DF.

“Forte nesses fundamentos, julgo procedente a representação, para determinar ao partido Solidariedade que remova, no prazo de 24 horas, a propaganda irregular no horário eleitoral gratuito, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Determino, ainda, que o Representado se abstenha de veicular qualquer propaganda, em qualquer meio de comunicação, com candidatos do partido ligados à outra coligação que não a Unidos pelo DF, sob pena de incidência da mesma multa, ora já fixada”, diz a decisão.

Inicialmente, o Solidariedade havia anunciado apoio à campanha de reeleição de Ibaneis. No entanto, após o prazo estabelecido em lei para que os partidos formassem as alianças, a sigla migrou para a coligação Para Cuidar das Pessoas, que tem Izalci como candidato para o governo distrital.

A mudança de posição do Solidariedade ocorreu em 21 de agosto, depois de o ex-senador Hélio José assumir a direção regional da sigla. Antes, quem comandava o diretório no DF era o deputado federal por Goiás Lucas Vergilio.

Em 26 de agosto, o TRE-DF determinou que o tempo de propaganda eleitoral em rádio e televisão do Solidariedade deveria ficar com a coligação Unidos pelo DF.

A coligação Para Cuidar das Pessoas informou ao Metrópoles que o problema foi resolvido, e a propaganda, retirada do ar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?