metropoles.com

TRE-DF arquiva inquérito contra Mercadante, Mantega, Tokarski e Edinho

Investigações tinham como base delação do dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Aloísio Mercadante, presidente do BNDES, durante evento. Ele é um homem branco, calvo e grisalho, com um bigode grisalho, vestindo terno preto e olhando na direção da câmera - Metrópoles
1 de 1 Aloísio Mercadante, presidente do BNDES, durante evento. Ele é um homem branco, calvo e grisalho, com um bigode grisalho, vestindo terno preto e olhando na direção da câmera - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou o arquivamento do inquérito policial da Operação Lava Jato contra o ex-ministro da Educação e ex-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante (foto em destaque); o ex-deputado estadual de Goiás Fábio Tokarski; e o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva.

No caso de Mercadante, o juiz do TRE-DF Lizandro Garcia Gomes Filho considerou o arquivamento de investigação que corria na Delegacia de Polícia Federal em Araraquara (SP).

As apurações tinham como base a delação do dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, que apontou repasses financeiros irregulares à campanha eleitoral de Mercadante ao governo de São Paulo, em 2010.

Na mesma decisão, publicada no último dia 9, o juiz eleitoral declarou extinta a punibilidade do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Ele era investigado por supostamente receber recursos da Odebrecht durante a campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2014. O crime de corrupção passiva prescreveu em 2022.

O ex-coordenador financeiro da campanha de Dilma e hoje prefeito de Araraquara, Edinho Silva, também teve o inquérito policial arquivado, segundo a defesa dele.

“Sem que as acusações fossem comprovadas, após oito anos de investigações, a Justiça Eleitoral entendeu que a tramitação por tempo indeterminado viola os princípios da duração razoável do processo e da dignidade humana. O juiz eleitoral de primeira instância determinou o arquivamento do inquérito policial, e o Tribunal Regional Eleitoral do DF confirmou a decisão”, informaram os advogados de Edinho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?