metropoles.com

TRE dá direito de resposta a Ibaneis após Grass chamá-lo de corrupto

Em processo da defesa de Ibaneis, o juiz Demetrius Gomes Cavalcanti entendeu que a Grass quis “desacreditar a honra” do governador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Candidatos Ibaneis Rocha e Leandro Grass durante o Debate Metrópoles GDF 2022
1 de 1 Candidatos Ibaneis Rocha e Leandro Grass durante o Debate Metrópoles GDF 2022 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Demetrius Gomes Cavalcanti concedeu, nesta segunda-feira (19/9), direito de resposta de um minuto ao governador e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB).

A defesa de Ibaneis processou Leandro Grass (PV) em razão de uma propaganda na qual Grass afirma que “o governo é corrupto”.

O juiz escreveu, na decisão, que Grass “não pode se manter à sombra de expressões genéricas sem explicar o caso concreto de corrupção, pois assim o fazendo, dentro das linhas da disputa política, não há qualquer dúvida da pretensão de desacreditar a honra do candidato.”

“Não há como desconsiderar que tais palavras estão sendo proferidas durante campanha eleitoral, sendo ingênuo entender que o representado [Leandro Grass] estaria se referindo a eventuais atos de corrupção no governo atual, quando na realidade é notória sua pretensão de desacreditar a pessoa do candidato Ibaneis Rocha com essa expressão genérica de corrupção, a qual inviabiliza qualquer defesa e potencialmente contamina a opinião pública”, assinalou Cavalcanti.

No mesmo processo, Grass havia sido proibido de continuar a divulgar propaganda eleitoral em que usa as palavras “governo corrupto”.

O advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, disse que “o candidato adversário parece ter desistido de sua propaganda eleitoral para, de maneira irregular, falar do governador Ibaneis”. “O desrespeito, a desinformação e a ilegalidade das propagandas de Leandro Grass vêm sendo corretamente sancionadas pelo Tribunal Regional Eleitoral”, afirmou.

A assessoria de Grass afirmou: “Chamar um governo de incompetente, corrupto e que não se preocupa com as pessoas é um direito de qualquer candidato que tenha essa convicção. É opinião. A corrupção no governo de Ibaneis não exige trânsito em julgado para ser constatada. Respeitamos a decisão equivocada, mas recorreremos.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?