metropoles.com

TJDFT pede informações sobre vacinação de adolescentes contra Covid

O desembargador Getúlio de Moraes Oliveira questiona a Saúde sobre a inclusão de pessoas a partir de 12 anos no plano de vacinação do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Getúlio de Moraes Oliveira deu 10 dias para que a Secretaria de Saúde informe se pessoas a partir de 12 anos, especialmente aquelas com comorbidades, serão inseridas no plano de vacinação contra Covid-19 do DF.

Em despacho publicado nesta terça-feira (27/7), o magistrado cita que, recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina Pfizer para essa faixa etária.

O pedido de informações do magistrado ocorre no contexto do mandado de segurança em que um jovem de 14 anos, portador de doença falciforme, pede para ser vacinado com o imunizante da Pfizer. Em maio, o desembargador havia negado liminar para determinar a imediata vacinação do adolescente. Porém, no mês seguinte, a Anvisa autorizou uso da Pfizer em jovens a partir de 12 anos.

Embora a Anvisa tenha autorizado a vacinação dos adolescentes com o imunizante da Pfizer, o Ministério da Saúde ainda não incluiu esse grupo na campanha nacional. Estados como Espírito Santo e Mato Grosso do Sul inseriram os jovens com 12 anos ou mais, com comorbidades, nos planos locais de imunização.

Atualmente, podem se vacinar contra Covid-19, no DF, pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. No caso de cidadãos sem comorbidades, as doses serão aplicadas em quem tem 35 anos ou mais, a partir de quinta-feira (29/7).

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que “responderá o órgão requerente dentro do prazo estabelecido”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?