metropoles.com

TJDFT mantém proibição para construção do Museu da Bíblia

Embora a 7ª Vara da Fazenda Pública tenha determinado que o GDF não faça o Museu da Bíblia, a sentença está suspensa até trânsito em julgado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto do Eixo Monumental visto de cima
1 de 1 Foto do Eixo Monumental visto de cima - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal manteve a sentença que proíbe o Governo do Distrito Federal de construir o Museu Nacional da Bíblia, independentemente da forma de financiar a edificação – seja com a cessão de bens públicos, com recursos próprios, ou com emendas parlamentares.

Em decisão publicada nesta terça-feira (16/8), o juiz Paulo Afonso Cavichioli Carmona rejeitou recurso do GDF e manteve a sentença expedida em 31 de maio.

O magistrado ressaltou que o GDF não está impedido de erguer edificação pública no imóvel localizado no Eixo Monumental (foto em destaque), mas observou que a obra não pode “atentar contra o preceito de laicidade estatal”.

Embora haja uma sentença de primeira instância que veda a construção do Museu da Bíblia, a proibição ainda não está valendo. Isso porque o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, atendeu a um pedido do GDF e determinou a suspensão dos efeitos da decisão da 7ª Vara até o trânsito em julgado da ação.

Projetos selecionados

Em 9 de agosto, o GDF publicou resultado da análise e do julgamento dos projetos de arquitetura apresentados para o Museu da Bíblia. A previsão é que o prédio seja erguido em área de 7,5 mil metros quadrados no Eixo Monumental.

O resultado final deve ser publicado em 26 de agosto. O vencedor do concurso será o responsável técnico pelo projeto e pela conclusão do licenciamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?