metropoles.com

TJDFT julgará pedido de deputados para abertura de CPI da Covid na CLDF

Quatro deputados distritais da oposição apresentaram um mandado de segurança com objetivo de determinar a abertura da CPI na Câmara do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
CLDF lança licitação contra incêndio
1 de 1 CLDF lança licitação contra incêndio - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) marcou para a próxima terça-feira (19/10) o julgamento do mandado de segurança em que deputados distritais da oposição pedem a abertura da CPI da Covid-19 na Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Fábio Felix (PSol), Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (Rede) e Reginaldo Veras (PDT) entraram com processo judicial a favor da instauração da comissão parlamentar de inquérito com o objetivo de apurar regularidade dos atos praticados pelo GDF, especificamente daqueles que geram custos ao erário em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Na ação, os parlamentares argumentaram que o requerimento para abertura da CPI alcançou assinatura de 13 deputados e atendia “todas as formalidades regimentais, constitucionais e legais”. Além disso, como não existia outra CPI em funcionamento, havia autorização para a instalação da CPI da Covid, segundo os distritais. Mas a Mesa Diretora da CLDF devolveu o requerimento, sob argumento de que não havia “fato determinado” para investigação.

O desembargador Sebastião Coelho negou, em 24 de maio deste ano, a liminar solicitada pelos deputados. Ou seja, a determinação sobre o caso ficou para o Conselho Especial.

Advogado dos deputados distritais, Nauê Bernardo de Azevedo disse à coluna que espera dos desembargadores “a decisão de reverter o ato impugnado e permitir a abertura da comissão parlamentar de inquérito”.

“Trata-se de direito de minoria parlamentar, cujo requerimento cumpre todos os requisitos determinados pelo regimento interno da Casa. Não se trata de mera questão interna da Casa. O ato impugnado basicamente desrespeitou direitos de minorias parlamentares, representando descumprimento do devido processo legislativo e, por consequência, atacando diretamente a Constituição Federal e a Lei Orgânica do DF”, afirmou o advogado.

Líder do governo na CLDF, Hermeto (MDB) disse à coluna que o assunto “é exclusivo da CLDF” e completou: “Respeito meu pares, mas defendo que este é o momento de continuarmos vacinando a população, criando políticas que resgatem a economia e não criarmos um palanque, que na prática é isso que uma CPI representa. Vejam o que a CPI do Senado se tornou. Ano que vem teremos eleições. Infelizmente, daqui pra frente tudo irá se refletir nas eleições. O que quero como líder do governo é que o DF não pare. Isso que nossa população necessita”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?