metropoles.com

TJDFT e Sest Senat vão abrir vagas para cursos e atendimentos em saúde

Vagas resultam de acordo firmado entre a Corte com Sest e Senat. Atividades vão incluir assistência em saúde, atividades de lazer e cursos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luis Alvarez/ Getty Images
Pessoa aferindo a pressão com uma outra pessoa usando jaleco branco - Metrópoles
1 de 1 Pessoa aferindo a pressão com uma outra pessoa usando jaleco branco - Metrópoles - Foto: Luis Alvarez/ Getty Images

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), passa a oferecer serviços gratuitamente à população. Na fase inicial da iniciativa, serão disponibilizadas mais de 200 vagas para atendimentos de assistência em saúde.

O acordo prevê que o Sest Senat forneça gratuitamente serviços nas especialidades de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, supervisionados pelo Sistema de Justiça da Infância e da Juventude do Distrito Federal.

O acordo de cooperação foi assinado nessa terça-feira (14/5) e inclui, ainda, atividades esportivas, de lazer e cursos de qualificação profissional para crianças, jovens e mulheres em situação de risco e/ou violência doméstica indicados pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJDFT.

3 imagens
1 de 3

ACS/TJDFT
2 de 3

ACS/TJDFT
3 de 3

ACS/TJDFT

A iniciativa visa integrar ao mercado de trabalho e à sociedade pessoas em situação de vulnerabilidade social e promover a desinstitucionalização de jovens em espaços de acolhimento.

Os cursos de qualificação incluem trilhas de aprendizagem em desenvolvimento pessoal e profissional, mercado de trabalho, inglês básico e informática, a fim de inserir os jovens em cursos técnicos e programas de aprimoramento.

“O acordo de cooperação resulta da preocupação e das ações do TJDFT, por meio da 1ª Vara da Infância e da Juventude, e do Sest-Senat para contribuírem com a transformação da realidade de crianças, jovens e mulheres vulneráveis em busca de uma vida digna e autônoma, para, com isso, alcançarem um futuro mais promissor, que lhes permita uma participação social efetiva”, afirmou o presidente da Corte, desembargador Waldir Leôncio Júnior.

O juiz da Infância e Juventude, Evandro Neiva de Amorim, também elogiou a iniciativa: “[Esse] é um bom exemplo de qualificação para as instituições de acolhimento. Poder oferecer um curso de formação profissional ou um atendimento na área de saúde potencializará esse jovem em situação de vulnerabilidade social, que precisa muito disso”.

Além deles, participaram do evento de assinatura do acordo o 2º vice-presidente da Corte, desembargador Angelo Passareli; o corregedor de Justiça do DF, desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa; o juiz-auxiliar da Presidência Eduardo Rosas; o secretário-geral, Celso de Oliveira; e o assessor da CIJ-DF, Carlos Vanderlinde.

O Sest Senat foi representado pelo diretor-adjunto Vinícius Ladeira; por Jean Michel, gerente-executivo de Promoção Social; e Raíssa Osório, analista de Promoção Social.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?