metropoles.com

TJDFT diz que Lira e Renan trocam ofensas e nega pedido de indenização

A Primeira Turma Recursal do TJDFT disse que Lira e Renan trocam ofensas “há longo tempo, em mesma gravidade de imputações”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles
Planalto Renan Lira
1 de 1 Planalto Renan Lira - Foto: Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) negou pedido de indenização feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF enfatizou que os políticos trocam ofensas por meio de redes sociais “há longo tempo, em mesma gravidade de imputações, com a indicação das ofensas recíprocas”. Por isso, no entendimento do colegiado, não cabe indenização por dano moral a nenhum dos dois.

O acórdão, publicado nesta quinta-feira (5/10), também reforça que os políticos possuem inviolabilidade parlamentar em relação às manifestações feitas sobre o exercício do cargo. Ou seja, não podem ser condenados pelas críticas.

Lira processou Renan após o senador dizer que Alagoas, estado onde ambos têm base eleitoral, “é vítima de uso político da PF e do abuso de autoridades”.

Entre outras acusações, Renan também disse que o Ministério Público, “de Lindôra e Aras [em referência à vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, e ao ex-procurador-geral da República Augusto Aras], nada faz contra Lira, condenado que disputou 3 eleições com liminares”.

Na mesma ação, Renan fez um pedido contraposto no qual solicitou a condenação de Lira ao pagamento de danos morais por ofensas. Em uma das publicações, Lira disse que, “ao invés de combater a corrupção, Renan quer mesmo é abafá-la”.

Em junho de 2023, o 2º Juizado Especial Cível de Brasília julgou improcedentes os pedidos de Lira e de Renan. O presidente da Câmara recorreu em segunda instância, mas a Primeira Turma Recursal manteve a sentença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?