TJDFT define três listas tríplices para o TRE-DF. Veja
Caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolher e nomear os novos integrantes da Corte Eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) definiu, nesta terça-feira (9/4), as três listas tríplices para duas vagas de desembargador titular e uma de suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolher e nomear os novos integrantes da Corte Eleitoral no DF. O mandato é de dois anos.
Concorrem ao cargo de desembargador titular, na cadeira atualmente ocupada por Renato Guanabara Leal, os advogados André Puppin, Diego Barbosa Campos e Leonardo Ranña.
Puppin recebeu 25 votos, Campos teve 23 e Ranña foi indicado por 21 desembargadores do TJDFT.
Escolhido para lista tríplice do TRE-DF pela quarta vez consecutiva, Puppin é doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor do UniCeub. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) por duas gestões, de 2010 a 2015, e recebeu título de Cidadão Honorário de Brasília por fornecer assessoria jurídica gratuita à população de baixa renda, na função de coordenador da Núcleo de Prática Jurídica do UniCeub.
Campos é desembargador suplente do TRE-DF e disputa a vaga de titular. É mestre em direito processual civil pela Universidade de São Paulo (USP) e sócio do escritório Barbosa Campos. Recebeu a Ordem do Mérito Eleitoral do Distrito Federal, pelo TRE-DF, em 2008.
Ranña é doutor em direito processual civil pela PUC-SP e atua no escritório que fundou, o Leonardo Ranña Advogados Associados. Foi presidente da Comissão Especial de Integração com os Tribunais Superiores da OAB-DF.
Segunda vaga titular
Os advogados Guilherme Pupe da Nóbrega, Jainara Loiola e Guilherme Coelho disputam a vaga de desembargador titular atualmente de Renato Coelho. Pupe teve 33 votos, Jainara recebeu 26 e Coelho ficou com 19.
Atual desembargador suplente do TRE-DF, Pupe é pós-doutorando em direito pela Universidade de Granada, na Espanha, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e sócio do escritório Mudrovitsch Advogados.
Janaira é analista administrativa da Advocacia-Geral da União (AGU). Ela já integrou antes a lista tríplice para o TRE-DF, em 2020.
Coelho é mestrando em administração pública pelo IDP e sócio do Sergio Bermudes Advogados. Foi conselheiro da OAB-DF e vice-presidente Regional da Associação Internacional de Direito de Seguros (Ainda).
Suplente
Os desembargadores do TJDFT também definiram a lista tríplice com os candidatos à vaga de suplente do TRE-DF, que é ocupada atualmente por Guilherme Pupe da Nóbrega.
Eduardo Lycurgo recebeu 32 votos, Alex Lindoso ficou com 23 votos e Rafael Moreira Mota teve 22.
Lycurdo é doutorando em direito pela American University e sócio da Advocacia Lycurgo Leite. Foi professor de direito no IDP e no Ceub.
Lindoso é formado em direito pelo Ceub e em filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). É sócio da Mauricio Lindoso Advocacia.
Mota é mestre em direito constitucional pelo IDP e especialista em direito eleitoral. É sócio do escritório Mota Kalume Advogados.