TJDFT define lista tríplice para desembargador suplente do TRE. Veja
Concorrem à vaga de desembargador suplente do TRE-DF Cristina Neves da Silva, Iuri Cavalcante Reis e Andrea Saboia de Arruda
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) definiu, nesta terça-feira (6/2), a lista tríplice para o cargo de desembargador suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Concorrem à vaga: Cristina Maria Gama Neves da Silva, Iuri do Lago Cavalcante Reis e Andrea Saboia de Arruda.
A lista será enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, posteriormente, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que escolherá o novo desembargador eleitoral para o próximo biênio.
Veja o perfil de cada um dos integrantes da lista tríplice:
Cristina Maria Gama Neves da Silva é sócia do escritório Lacombe e Neves da Silva Advogados Associados, onde também trabalha o pai, o ex-ministro do TSE Fernando Neves da Silva. A advogada formou-se em direito no Centro Universitário de Brasília (Ceub), possui pós-graduação em direito constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP) e mestrado em direito constitucional pela University of California, em Berkeley, nos Estados Unidos. Atua no direito da família, administrativo, sucessório, constitucional, cível, comercial, eleitoral, empresarial, securitário e em ações de improbidade administrativa. É fundadora por Elas Pedem Vista.
Iuri do Lago Nogueira Cavalcante Reis é sócio-fundador do escritório de advocacia Cavalcante Reis Advogados. Antes, atuou até 2014 como coordenador do Rodrigo Mudrovitsch Advogados, cujo titular foi recentemente empossado como vice-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Trabalhou no Santoro Fonseca Advogados, do ex-subprocurador-geral da República, como assistente jurídico, e foi estagiário no Escritório de Advocacia Zveiter. Filho de ex-bancário do Banco do Brasil, é formado em direito pelo Ceub, tem mestrado em desenvolvimento econômico pelo IDP e faz doutorado em direito constitucional também pelo instituto. Possui Master of Laws em direito empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Andrea Saboia de Arruda é advogada concursada da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e titular do escritório Andrea Saboia Advocacia. Já trabalhou no Banco do Brasil como escriturária e no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Advocacia-Geral da União (AGU) e na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), como estagiária. Tem especialização em direito público, direito urbanístico e regulação ambiental. Possui experiência no âmbito cível, eleitoral e administrativo.
Votação
Cristina e Iuri foram aprovados no primeiro escrutínio, com 41 e 29 votos, respectivamente. Andrea, com 14 votos, e Paulo Sérgio Farripas de Moraes, que recebeu 4 votos, não alcançaram o quórum necessário para integrar a lista. Por isso, os desembargadores fizeram uma segunda votação, na qual Andrea obteve 30 votos e foi incluída na disputa.
O novo desembargador eleitoral suplente irá ocupar a vaga aberta com o término do mandato de Diego Barbosa Campos, que se encerrará no próximo dia 20 de abril.