metropoles.com

TJDFT condena deputado a pagar indenização para Ibaneis após xingá-lo

O deputado estadual do RJ Anderson Moraes (PSL) chamou o governador do DF, Ibaneis Rocha, de “canalha” nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Governador Ibaneis Rocha, ministro da saúde, Marcelo Queiroga, participam da inauguração da UBS do Paranoá Parque2
1 de 1 Governador Ibaneis Rocha, ministro da saúde, Marcelo Queiroga, participam da inauguração da UBS do Paranoá Parque2 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou o deputado estadual do Rio de Janeiro Anderson Moraes (PSL) a indenizar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por chamá-lo de “canalha” nas redes sociais.

Segundo a decisão unânime do colegiado, em julgamento na quarta-feira (1º/9), o parlamentar deve pagar 8 mil ao governador. Em 1ª instância, o pedido de condenação foi indeferido. Mas a advogada de Ibaneis no caso, Estefânia Viveiros, recorreu e a 7ª Turma Cível condenou o deputado estadual.

À coluna Grande Angular, Ibaneis disse que “reafirma a confiança na Justiça”. “Nesse mundo em que muitos pensam que podem tudo atrás das mídias, essa decisão mostra que ainda existe proteção”, assinalou.

Anderson Moraes fez publicação no Facebook e no Instagram com xingamento ao governador do DF após Ibaneis determinar a proibição de circulação de pessoas na Esplanada dos Ministérios, no ano passado. A medida ocorreu após fogos de artifícios serem lançados em direção ao Supremo Tribunal Federal (STF) e depois de o bispo Marcony Vinícius Ferreira – da catedral localizada na Esplanada – ser alvo de ameaças.

A relatora do processo, desembargadora Gislene Pinheiro de Oliveira,  disse que não há relação entre as declarações do parlamentar e o mandato de deputado. “Não há como reconhecer que o apelado, ao realizar a postagem em questão, estava atuando no exercício da função parlamentar. O teor das declarações, denotam mera opinião pessoal”, afirmou.

A coluna acionou a assessoria do deputado Anderson Moraes e aguarda retorno.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?