TJBA julgará recurso de pastores condenados pela morte de Lucas Terra
Defesa dos pastores Fernando dos Santos e Joel Miranda diz que a dupla foi envolvida no caso pelo assassino confesso e é inocente
atualizado
Compartilhar notícia
Um recurso da defesa dos pastores Fernando Aparecido dos Santos e Joel Miranda, condenados pela morte de Lucas Terra, será julgado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), nesta quinta-feira (21/9).
Os advogados entraram com diversos recursos com objetivo de reverter a condenação da dupla, decretada pelo Tribunal do Júri em abril de 2023.
Nesta quinta-feira, a 2ª Turma da Segunda Câmara Criminal vai analisar o pedido da defesa dos pastores para que o caso retorne à relatoria do primeiro desembargador que cuidou do caso, em 2007, sob o argumento de que a redistribuição do processo feriu o princípio do juízo natural.
Santos e Miranda foram condenados a 21 anos de prisão em regime fechado pela morte do adolescente Lucas Terra. O jovem foi queimado vivo e teve o corpo abandonado em um terreno baldio de Salvador, em 2001.
A defesa dos pastores diz que eles são inocentes. Um dos argumentos dos advogados é de que a dupla só passou à condição de acusada cinco anos após o crime, em 2006, quando o assassino confesso, Silvio Galiza, condenado a uma pena de 18 anos, gravou um vídeo de dentro do presídio, no qual atribuiu o crime aos dois pastores, isentando-se de envolvimento na morte do jovem.
Segundo os advogados, a ampla divulgação do material e a exibição às testemunhas acabou influenciando nas investigações, levando os dois a serem acusados.