metropoles.com

Thais Riedel faz representação contra Délio no Conselho de Ética da OAB

A pré-candidata à OAB-DF Thais Riedel diz que o presidente da entidade, Délio Lins e Silva Júnior, violou o sigilo de seu escritório

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acervo pessoal
Thais Riedel faz representação contra Délio no Conselho de Ética da OAB
1 de 1 Thais Riedel faz representação contra Délio no Conselho de Ética da OAB - Foto: Acervo pessoal

A disputa pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) ganhou novo capítulo nesta sexta-feira (23/7). A pré-candidata à presidência da entidade Thais Riedel ingressou com uma representação no Conselho de Ética, do Conselho Federal da OAB, contra o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.

Thais alega que Délio violou o sigilo do escritório do qual é sócia, a Advocacia Riedel. Em nota, Thais diz que uma apuração policial mostrou que o escritório de Délio obteve, por e-mail, os registros das visitas de um cliente da Advocacia Riedel ao Liberty Mall. O edifício abriga tanto o escritório de Thais quanto o de Délio.

O cliente em questão é o presidente do Sindicato dos Empregados em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do DF (Sindecof-DF), Douglas de Almeida Cunha. A entidade que representa os empregados da OAB-DF deflagrou uma greve em oposição à gestão de Délio, em maio deste ano.

“A inviolabilidade do escritório de advocacia é uma das mais importantes prerrogativas profissionais porque é a garantia do cidadão de que ele pode confiar ao seu advogado todas as informações necessárias para sua defesa e que elas serão mantidas em segredo”, afirmou Thais.

Confira a nota da pré-candidata:

O caso também foi parar na Justiça. O promotor Marcel Nóbrega de Araújo entendeu que não estão presentes os requisitos para abertura de uma ação penal, “restando ausente uma das condições da ação, que é a justa causa”. O integrante do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) chegou a se manifestar pelo arquivamento do processo, em junho deste ano, mas em seguida voltou atrás e pediu mais diligências.

Pai do presidente da OAB-DF e também advogado, Délio Fortes Lins e Silva disse à 5ª Delegacia de Polícia (área central de Brasília) que o escritório dele está “há décadas no Liberty Mall”. Délio pai contou que o filho estaria “sob ameaça física”; por isso, determinou a um funcionário para que procurasse a administração do condomínio a fim de descobrir se o presidente do Sindecof-DF estaria entrando no prédio. “Em momento algum mandei saber os nomes de pessoas que frequentam ou frequentaram algum outro estabelecimento [do edifício]”, alegou.

Visitas

O escritório Riedel Advocacia fica no 13º andar da Torre A, no Edifício Liberty Mall. O presidente do Sindecof-DF compareceu ao endereço pelo menos sete vezes antes da greve deflagrada pela entidade. Nas ocasiões, ele se reuniu com o sócio de Thais, Antônio Alves.

Em contato com a coluna, o presidente do Sindecof-DF, Douglas Cunha, afirmou não ter havido qualquer encontro com Thais Riedel, e enfatizou que todas as visitas foram para o sócio dela, Antônio Alves.

“Não conversei com a dra. Thais em nenhum momento. Fui ao escritório para tratar de questões pessoais. Estou organizando uma viagem com o dr. Antônio para Ushuaia (na Argentina). Nos encontramos para tratar disso. Nunca falamos de paralisação. A greve foi uma escolha dos empregados devido ao descumprimento do acordo coletivo da categoria”, frisou Douglas Cunha.

O outro lado

Presidente da OAB-DF, Délio afirmou: “Conforme publicado pelo Metrópoles, o escritório de Thais Riedel recebeu o presidente do sindicato dos funcionários da OAB-DF sete vezes, durante greve fake. Isso não foi explicado até agora”.

Délio afirmou que a representação de Thais no Conselho Federal é “acusação vazia, repetida e meramente eleitoreira”. O advogado argumentou que a adversária registrou os mesmos fatos em Termo Circunstanciado, mas o MPDFT pediu o arquivamento, “visto não haver mínimos elementos para a sua continuidade”

“Na OAB, seguirei defendendo meu nome e minha honra, mostrando que a representação é meramente eleitoreira. Tenho absoluta convicção de que o resultado será idêntico. É triste ver que, na falta de propostas para disputar uma eleição, uma pré-candidatura faça isso para chamar a atenção. A advocacia não merece isso”, acrescentou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?