metropoles.com

TCDF diz que 31% das escolas fiscalizadas têm bebedouros inadequados

A Corte de Contas realiza inspeção em escolas públicas do DF durante três dias. A fiscalização encerra nesta quarta-feira (26/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Fotografia colorida mostra bebedouro quebrado
1 de 1 Fotografia colorida mostra bebedouro quebrado - Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) disse que 31% das escolas públicas fiscalizadas pela Corte de Contas nestas segunda (24/4) e terça-feira (25/4) têm bebedouros inadequados.

Segundo o órgão, a inspeção verificou que as escolas públicas têm filtros inservíveis, ou seja, sem qualquer condição de reparo. “Também foram encontrados bebedouros sem lacre no bico de pressão ou torneira, o que permite o contato direto com a boca do usuário”, afirmou.

De todos os bebedouros com defeitos, 60% estão quebrados.

“O nosso trabalho hoje, aqui nas escolas públicas do DF, é ver as falhas para levarmos ao Governo do DF e para podermos cobrar, do Poder Executivo, melhores condições para a sociedade”, disse o presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel.

O secretário de Fiscalização de Áreas Sociais e Segurança Pública do DF, Daniel Oliveira, disse que os problemas identificados nos filtros de água podem “contribuir para a disseminação de doenças”.

Durante três dias, o TCDF fará fiscalização em todas as escolas. As inspeções que verificam questões como infraestrutura, acessibilidade, segurança, combate e prevenção de incêndiso, limpeza e conservação vão até esta quarta-feira (26/4).

A Operação Educação é realizada simultaneamente por 32 Tribunais de Contas, resultado de parceria entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com o apoio técnico do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O outro lado

A Secretaria de Educação do DF disse, em nota, “que acompanha a fiscalização por meio da Unidade de Controle Interno (UCI) e acredita que todas as sugestões que visam melhorias das escolas públicas são bem recebidas, e isso só é possível com a participação dos diversos segmentos da sociedade.”

“A pasta irá providenciar os ajustes necessários para que todas as recomendações do TCDF sejam realizadas”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?