metropoles.com

Sudoeste: STJ julgará recursos contra decisão que liberou construções na Quadra 500

O MPF e MPDFT querem o restabelecimento de entendimento do TJDFT que proibiu obras na área localizada no Sudoeste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
sudoeste quadra 500
1 de 1 sudoeste quadra 500 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar, na próxima quarta-feira (2/12), recursos contra a decisão que liberou construções na Quadra 500 do Sudoeste.

Estão na pauta agravos do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Os órgãos querem o restabelecimento da decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que impedia as obras no setor.

O ministro João Otávio de Noronha, ao analisar pedido do Governo do Distrito Federal (GDF), suspendeu liminar do TJDFT em agosto de 2019. À época, Noronha era presidente do STJ. Na avaliação do magistrado, o empreendimento seria benéfico para a economia, propiciaria empregos diretos e indiretos e amenizaria o “grave problema” de carência de moradias na capital do país.

A ação que tramita no TJDFT, de autoria do MPDFT, foi proposta levando em conta a nulidade das licenças deferidas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). No mérito, o Ministério Público pediu que a Justiça só autorizasse a expedição de licença se houvesse novo estudo de impacto ambiental, uma vez que a situação ambiental do DF não é a mesma de quando o documento foi expedido.

A Quadra 500 é prevista na região ao lado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Parque das Sucupiras. O novo espaço pode ter 22 prédios residenciais e dois comerciais, somando 2,5 mil novos moradores aos atuais 52 mil habitantes do bairro. O investimento estimado é de R$ 500 milhões.

Licença

Em julho de 2020, a Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF declarou a invalidade dos atos referentes à licença de instalação do empreendimento.

A Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF), então, entrou com recurso pedindo que a Justiça do DF reconheça os laudos ambientais que autorizam o início das construções da Quadra 500 do Sudoeste.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?