metropoles.com

STJ recusa pedido para anular processo de desobstrução da orla do Lago

STJ indeferiu, nesta quarta-feira (11/9), a ação rescisória solicitando a anulação do processo que determinava desobstrução da orla do Lago

atualizado

Compartilhar notícia

Brasília Boat Show/Reprodução
Lago Paranoá - Metrópoles
1 de 1 Lago Paranoá - Metrópoles - Foto: Brasília Boat Show/Reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu, nesta quarta-feira (11/9), a ação rescisória (AR 6.671) ajuizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) solicitando a anulação da decisão que determinava a desobstrução da orla do Lago Paranoá. O entendimento da Corte foi que, à época do processo judicial, não existia legitimidade do GDF para responder a ação.

Inicialmente, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) moveu Ação Civil Pública contra a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), que era responsável por coibir invasões e garantir o uso adequado de áreas públicas.

O MPDFT apontava que as áreas no Lago Sul e no Lago Norte deveriam ser desobstruídos para garantir a circulação de pessoas e a instalação de infraestrutura, conforme previsto nos projetos originais das cidades. O pedido foi acatado e, depois de decisão judicial, as barreiras e portões que bloqueavam a passagem foram removidos.

No entanto, o governo solicitou que deveria ter sido réu também no processo movido pelo Ministério Público do DF com o argumento de que o DF é o responsável pelas áreas públicas, possuindo legitimidade para autorizar ou não a ocupação dos locais, inclusive por meio de mecanismos de regularização.

O STJ recusou o pedido do GDF, mas indicou a necessidade de acordos e diálogo entre os envolvidos. O ministro Sérgio Kukina, relator da ação, argumentou que a Agefis, à época, possuía autonomia e atribuições legais para figurar como única ré na ação original, não havendo a necessidade de incluir o GDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?