metropoles.com

STJ derruba decisão que autorizou posse de André Clemente no TCDF

A presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, restabeleceu decisão que impede qualquer indicação e posse no cargo do TCDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabiano Neves/GDF
André Clemente
1 de 1 André Clemente - Foto: Fabiano Neves/GDF

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, derrubou a decisão monocrática que autorizou a indicação, nomeação e posse de André Clemente como conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Maria Thereza reconsiderou decisão do ex-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, de 9 de dezembro de 2021, que abriu caminho para a entrada de André Clemente na Corte de Contas local.

Clemente era servidor do Governo do Distrito Federal e atuava como Secretário de Economia quando o governador Ibaneis Rocha (MDB) o indicou para o cargo. A questão é que, originalmente, a vaga deveria ser destinada para um auditor concursado do próprio TCDF, mas não havia nenhum funcionário que preenchesse os requisitos à época. Por isso, Ibaneis fez a indicação de Clemente.

A Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) levou o caso à Justiça para impedir que Clemente assumisse o cargo. A entidade obteve uma liminar do desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Alfeu Machado, que paralisou todo o processo referente à vaga do TCDF.

Mas a Procuradoria-Geral do DF (PGDF) recorreu ao STJ. Em 9 de dezembro, o presidente da Corte superior, à época, ministro Humberto Martins, suspendeu a decisão do desembargador do TJDFT, liberando Clemente para assumir o cargo. Em 23 de dezembro, ele tomou posse.

Nesta quinta-feira (22/9), o cenário mudou. A nova presidente do STJ deferiu pedido da Audicon e reconsiderou a decisão do antecessor dela. Desta forma, passa a valer a liminar do TJDFT que “suspende a eficácia de quaisquer atos relativos à indicação, aprovação, nomeação e posse referentes ao preenchimento da vaga de conselheiro do TCDF”. Maria Thereza também determinou o envio do processo para o Supremo Tribunal Federal (STF).

À coluna Grande Angular André Clemente disse que ainda não tomou ciência da nova decisão judicial. Ainda cabe recurso à decisão.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?