metropoles.com

STJ: candidatos a ministro serão escolhidos por votação eletrônica

Pleno do STJ aprovou adoção de sistema eletrônico de votação disponibilizado pelo TRE-DF também para formação de listas de candidatos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
foto-STJ
1 de 1 foto-STJ - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Por unanimidade, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou, nessa terça-feira (18/6), a adoção de um sistema eletrônico de votação para formação de listas de candidatos ao cargo de ministro.

O modelo substituirá a votação por cédulas e será usado a partir da próxima sessão de escolha dos nomes que vão concorrer às duas vagas em aberto na composição do STJ: uma reservada a desembargador federal e outra para integrante do Ministério Público, cuja eleição ainda não tem data definida.

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o sistema eletrônico garante o sigilo nas votações, está habilitado para procedimentos sucessivos – nos casos em que não houver definição de lista tríplice na primeira rodada de votação, por exemplo – e permite a divulgação imediata dos resultados.

O sistema só permitirá o início da votação após emissão da zerésima, procedimento que permite confirmar que nenhum dos candidatos tem qualquer voto registrado antes da eleição. A tecnologia também impede a identificação de vínculo entre quem votou e o respectivo nome escolhido.

Anteriormente, versões do sistema eletrônico do TRE-DF foram usadas em vários outros órgãos públicos e, também, em entidades privadas, como na Universidade de Brasília (UnB), na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e no próprio Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?