metropoles.com

STF valida lei que incluiu policiais no regime de previdência do DF

Supremo Tribunal Federal validou lei distrital que inclui policiais civis e militares no regime de previdência social dos servidores locais

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
Policiais civis de uniforme amontoados
1 de 1 Policiais civis de uniforme amontoados - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou a lei distrital que incluiu policiais civis e militares locais no regime local de previdência social. Por unanimidade, a Corte decidiu não ser possível vincular esses servidores da União.

A decisão se deu no âmbito do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5.801, analisada no fim de agosto, em que a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) cobrou o vínculo das forças de segurança do Distrito Federal ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da União.

A Cobrapol argumentou que as atividades das polícias são regulamentadas por lei federal e custeadas com recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), repassado pela União.

No entanto, ao votar, o relator ministro Luiz Fux lembrou que a Constituição Federal proíbe a existência de mais de um regime próprio de previdência social e de mais de um órgão gestor do benefício em cada unidade da Federação.

Para Fux, apesar de a lei atribuir à União a responsabilidade de organizar e manter as forças de segurança do DF, elas estão hierarquicamente subordinadas ao governador. Assim, por se tratarem de servidores distritais, não seria possível a vinculação deles a outro regime de previdência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?