metropoles.com

STF vai julgar pedido contra a proibição da demissão de não vacinados

O Ministério do Trabalho publicou portaria que impede dispensa por justa causa de empregados que não apresentarem comprovante de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
vacina
1 de 1 vacina - Foto: Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar um pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para suspensão das normas do governo federal que proíbem a demissão, por justa causa, de funcionários não vacinados contra Covid-19.

Na noite de quarta-feira (3/11), o PSB protocolou no Supremo uma ação contra a Portaria nº 620/2021, do Ministério do Trabalho e Previdência.

Representado pelos escritórios Carneiros Advogados e Márlon Reis & Estorilio Advocacia, o partido alegou que impedir empregadores de demitir quem “pretender colocar em risco todos os que frequentam o ambiente de trabalho constitui uma política que marcha em sentido oposto ao da Constituição, promovendo a morte em lugar da vida”.

Segundo a sigla, “desde 1975, o direito brasileiro impõe a obrigatoriedade de algumas vacinas”. “Ao analisar os precedentes da Suprema Corte acerca de tal tema, atesta-se que a presunção de constitucionalidade de tais normas quanto à vacinação obrigatória não foram questionados por mais de 46 anos, restando evidente que deve ser mantida a jurisprudência consolidada quanto a tal tema”, assinalou o PSB.

A Justiça Federal analisará um pedido semelhante contra a portaria do governo. Um advogado entrou com ação popular pedindo a suspensão da norma, publicada na segunda-feira (1º/11).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?