metropoles.com

STF nega pedido de Suzane Von Richthofen para barrar biografia

Acusada de mandar matar os pais pediu a suspensão da venda do livro Suzane – Assassina e Manipuladora, do jornalista Ulisses Campbell

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Suzane von Richthofen - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Suzane von Richthofen - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux negou, na noite desta quarta-feira (22/01/2020), pedido liminar de Suzane Von Richthofen solicitando a suspensão do lançamento e da venda do livro Suzane – Assassina e Manipuladora, do jornalista Ulisses Campbell.

No pedido apresentado ao STF, Suzane argumenta que a publicação da obra literária “viola seu direito fundamental à intimidade”. Além disso, afirma que o livro afronta “a própria administração da Justiça e o Poder Judiciário, pois a publicação se utiliza de dados obtidos de processo de execução penal em tramitação sob segredo de Justiça e trechos de laudos médicos psiquiátricos e psicológicos acobertados pelo sigilo profissional”.

Na sentença favorável ao jornalista, Fux destaca que “a possibilidade de difusão de opiniões e de pontos de vista sobre os mais variados temas de interesse público é condição sine qua non para a subsistência de um regime democrático”. Ele também destaca: “No plano internacional, o Brasil é signatário de inúmeras convenções que protegem e regulam o exercício do direito fundamental à liberdade de expressão”.

O livro, que é fruto de três anos de pesquisa do autor sobre o caso, será lançado nesta quinta-feira (23/01/2020), em São Paulo. Na sexta, o jornalista apresentará a publicação aos leitores de Brasília, no restaurante Loca Como Tu Madre. Suzane foi condenada, em 2002, a 39 anos de cadeia por envolvimento na morte dos pais, quando tinha 19 anos.

Em dezembro, o ministro Alexandre de Moraes liberou a publicação do livro após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manter liminar proibindo a distribuição da obra. Em sua decisão, Moraes afirmou que “houve manifesta restrição à liberdade de expressão”.

Confira a decisão de Fux:

Decisão STF – Suzane: Assassina e Manipuladora by Metropoles on Scribd

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?