metropoles.com

STF mantém parcelamentos de multas concedidos no DF até abril de 2023

Em março do ano passado, o STF declarou a inconstitucionalidade da Lei distrital nº 5.551/2015, que permitia pagamento parcelado de multas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metropóles
Detran libera faixa reversa na Ponte JK 7
1 de 1 Detran libera faixa reversa na Ponte JK 7 - Foto: Hugo Barreto/Metropóles

O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a um pedido do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e preservou os parcelamentos de multas de trânsito concedidos até 4 de abril de 2023.

Em março do ano passado, o STF declarou a inconstitucionalidade da Lei distrital nº 5.551/2015, que permitia o pagamento de autuações de trânsito por meio de cartão de crédito e em até 12 parcelas.

Durante sessão virtual encerrada em 15 de março de 2024, os ministros decidiram, por unanimidade, dar provimento aos embargos de declaração apresentados pelo governador e confirmar os parcelamentos das autuações firmados até 4 de abril de 2023, data da publicação da ata de julgamento do mérito.

A lei distrital foi declarada inconstitucional em uma ação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Relator à época do julgamento, o agora ministro aposentado Ricardo Lewandowski enfatizou que há jurisprudência do STF no sentido de que são inconstitucionais normas estaduais que facultam o pagamento parcelado de multas de trânsito, por usurparem competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informam que, “desde março de 2019, o parcelamento de multas aplicadas pelos órgãos é realizado por um contrato entre o proprietário do veículo e uma das empresas credenciadas ao órgão de trânsito”. “Desta forma, o Detran-DF e DER recebem o valor à vista e não faz levantamento de parcelamentos”, disseram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?