STF libera publicação de livro sobre Suzane Von Richthofen
Decisão de Alexandre de Moraes derrubou liminar da Justiça paulista: obra de Ulisses Campbell está prevista para janeiro de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deferida nesta quarta-feira (18/12/2019) libera a publicação do livro Suzane: Assassina e Manipuladora, do jornalista Ulisses Campbell.
Com a decisão, o livro, editado pela Matrix, está previsto para sair em janeiro de 2020. A obra é fruto de três anos de pesquisa do jornalista sobre o caso. Suzane Von Richthofen foi condenada, em 2002, a 39 anos por envolvimento na morte dos pais, quando tinha 19 anos.
A liberação da obra pelo STF ocorreu no mesmo dia em que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio de decisão do desembargador Damião Cogan, manteve a liminar a pedido da defesa de Suzane proibindo a publicação do livro.
Em sua decisão, Alexandre de Moraes afirma que “houve manifesta restrição à liberdade de expressão” na liminar expedida em 1ª instância pela Justiça paulista.
Ulisses Campbell e seu advogado, Alexandre Fidalgo, recorreram ao STF e ganharam o embate. “Suzane alega que usei dados sigilosos do processo de execução penal dela. No entanto, as informações utilizadas no livro são da época que o processo corria aberto, sem segredo. Ele foi fechado em maio de 2016”, conta o jornalista ao Metrópoles.