metropoles.com

STF dá 10 dias para Bolsonaro falar sobre pedido de ampliação do auxílio emergencial

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, entrou com uma ação no STF solicitando diversas medidas de combate à fome no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli deu 10 dias para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), preste informações sobre pedidos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por medidas de combate à fome, incluindo a ampliação do auxílio emergencial no valor de R$ 600.

Em despacho publicado nesta segunda-feira (4/10), Toffoli ressaltou que a questão debatida no processo é “relevante”. A partir dessa justificativa, o magistrado adotou o rito que prevê julgamento do tribunal de forma definitiva após a manifestação da Presidência, do advogado-geral da União e do procurador-geral da República.

Representada pelo presidente nacional, Felipe Santa Cruz, a OAB solicitou ao STF liminar para que determine a revogação da Medida Provisória nº 870, que extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Na ação, a entidade citou que o órgão era “responsável pela construção histórica de políticas públicas centradas no combate à fome”.

Em relação ao Bolsa Família, a OAB pediu a inclusão automática das pessoas em situação de pobreza e pobreza extrema, a partir da comprovação da elegibilidade pelo critério de renda, além do reajuste do valor da renda per capita que define a entrada no programa e os subsídios concedidos com os benefícios.

No mérito, a OAB quer que seja determinada a retomada e a ampliação do auxílio emergencial no montante de R$ 600, o reajuste no valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras medidas relacionadas ao combate à fome no país.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?