STF autoriza que ex-governanta volte ao apartamento de Athos Bulcão
Herdeiros de Athos Bulcão tinham retomado os imóveis que estavam sob cuidados da ex-governanta do artista, Cândida Xavier, de 90 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma liminar expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin permite que a ex-governanta de Athos Bulcão, Cândida Xavier, 90 anos, volte ao apartamento dele que ela ocupava desde 2009, na Asa Sul, em Brasília.
Em 1º de abril deste ano, os herdeiros de Athos Bulcão retomaram dois apartamentos que estavam sob os cuidados de Cândida, com base em uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Na segunda-feira (11/4), Fachin acolheu os argumentos da defesa para suspender a desocupação de um dos apartamentos, na 315 Sul. O advogado de Cândida, Eduardo Dantas Ramos Júnior, ressaltou a idade avançada da mulher e o fato de o imóvel ter ficado sob a posse dela por mais de uma década. O processo tramita sob sigilo.
No dia da desocupação, Cândida disse à coluna que teve Covid-19, precisou ser intubada e hoje ainda se sente fraca. Ela afirmou que, sem os apartamentos, ficaria na casa de uma amiga que considera como filha. “Eu não estava esperando sair [dos imóveis]. Foi um susto”, declarou.
Segundo a defesa de Cândida, ela tem direito de receber R$ 290 mil por ter pagado as despesas dos apartamentos, de 2009 a março de 2022. Nesse período, ela teria custeado contas de energia, taxa de condomínio, assinatura de telefone, TV, honorários periciais, entre outros serviços.
O artista plástico conhecido por seus azulejos que estampam paredes de Brasília, como a Igrejinha, morreu em 2008, aos 90 anos. Athos Bulcão não teve filhos, e seus herdeiros reconhecidos judicialmente são três sobrinhas e um sobrinho.
Confira algumas obras de Athos Bulcão expostas durante o centenário do artista:
Herdeiros
Os herdeiros do artista informaram que uma decisão judicial expedida no último dia 14 de março concedeu-lhes os bens e as obras de arte integrantes do espólio do artista.
Segundo os sobrinhos, os apartamentos de Athos Bulcão na Asa Sul armazenavam “um importante acervo do artista, tanto autoral quanto de outros autores”.
“A família está em harmonia e ciente da importância de manter o respeito à memória do artista. A conclusão do inventário permitirá que esse valioso acervo seja exposto, pois, muito mais do que o valor patrimonial, os bens do espólio apresentam um valor histórico e cultural”, afirmaram.
Eles disseram que o artista plástico deixou um apartamento para Cândida, também na Asa Sul; portanto, a idosa “está bem amparada”.
“O processo levou mais de 15 anos e percorreu todas as instâncias judiciais. Durante todo esse período, a sra. Cândida residiu no imóvel sem arcar com qualquer valor a título de aluguel”, pontuaram.