metropoles.com

“Situação crítica”: Vigilância Sanitária tem déficit de 380 servidores

Há 30 anos, o DF tinha 340 auditores da Vigilância Sanitária. Atualmente, são aproximadamente 80 profissionais atuando em campo

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal alertou, em documento distribuído às instâncias superiores, que está em “situação crítica de atuação”, em função do déficit de auditores. A carência, segundo dados da Secretaria de Saúde do DF, seria de aproximadamente 380 servidores.

A falta de profissionais reduz a eficácia das ações de fiscalização e atrasa processos de licenciamento sanitário que dependem desse setor, de acordo com a diretoria. Hoje, há aproximadamente 3 mil demandas aguardando alguma ação dos auditores.

O órgão pediu a nomeação de 230 auditores de atividades urbanas na especialidade de Vigilância Sanitária. O número é referente ao concurso público realizado em 2022, que tinha 74 vagas de contratação imediata e mais 156 de cadastro reserva.

Em 2016, a Justiça do DF determinou a realização do certame para contratação dos profissionais da área, considerando a data do último concurso, de 1993, e o déficit de servidores.

Segundo o documento da Vigilância Sanitária, do dia 11 de janeiro, o DF tinha 340 auditores em 1994. Atualmente, são aproximadamente 80 servidores em campo para atender as demandas internas e de outros órgãos, como o Ministério Público e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Vigilância Sanitária é responsável por fazer o controle de medicamentos, alimentos, água envasada, bebidas energéticas e preparo líquido aromatizado, resíduos em saúde, agrotóxicos, cosméticos, saneantes, produtos de higiene, perfumes, sangue e outros itens. Também cabe ao órgão fiscalizar serviços relacionados à saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, asilos e salões de beleza.

A coluna questionou a Secretaria de Saúde sobre o déficit de auditores de Vigilância Sanitária e perguntou se há previsão de nomeação de novos profissionais, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?