metropoles.com

Sinpol é contra recomendação do MP para PCDF: “Retira autonomia”

O MPDFT recomendou à PCDF que faça o monitoramento de viaturas da corporação por meio de GPS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
PCDF - Metrópoles
1 de 1 PCDF - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) declarou “forte contrariedade” em relação à recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para implementação do monitoramento de viaturas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por GPS.

Segundo o Sinpol-DF, a recomendação do Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), do MPDFT, “surge em um momento inoportuno, retirando a autonomia da PCDF, descredibilizando a atuação da polícia judiciária da capital federal e fragilizando o minucioso trabalho de investigação prestado pelos policiais civis, amplamente reconhecido como referência no Brasil”.

O Ncap expediu a recomendação à PCDF nessa segunda-feira (9/10). Segundo o documento, ao qual a coluna Grande Angular teve acesso, há diversas denúncias sobre uso irregular de viaturas da corporação, incluindo utilização dos carros oficiais por servidores que ingeriram bebidas alcoólicas e aos fins de semana.

O Sinpol-DF disse que é “fundamental destacar a imprevisibilidade dos horários e dos dias para a realização de diligências investigativas”. “A natureza imprevisível da criminalidade exige uma pronta resposta dos policiais civis, que devem estar atentos para intervir a qualquer momento, independentemente do dia e do horário”, pontuou.

“Além disso, o sindicato expressa preocupação quanto à divulgação da localização das viaturas a terceiros, especialmente a funcionários de empresas terceirizadas. Isso pode resultar em interferências nas investigações, comprometendo a integridade física e a vida dos policiais civis, uma vez que a confidencialidade é fundamental para o êxito do trabalho investigativo”, enfatizou o sindicato.

O Sinpol-DF também reforçou que o controle das viaturas é feito pela Corregedoria da PCDF. “Casos de uso indevido são pontuais, e a Corregedoria tem apurado todos os incidentes com rigor, aplicando as devidas punições aos servidores envolvidos”, disse.

O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, destacou “a importância de priorizar a segurança e a integridade dos profissionais que dedicam suas vidas à proteção da sociedade e destaca a necessidade de um diálogo construtivo entre as instituições envolvidas para encontrar soluções que preservem a segurança dos policiais e a eficácia das investigações”.

Em nota, a PCDF disse que, por meio da Corregedoria-Geral de Polícia (CGP), “já realizou contato com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para marcação de reunião, em data a ser agendada oportunamente, para tratativas e discussão da recomendação referente à utilização de veículos oficiais desta instituição.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?