Silas Rondeau é aprovado para o cargo de diretor-presidente da ENBPar
ENBPar é a empresa pública brasileira responsável pela Itaipu Binacional, pela Eletronuclear e pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB)
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau (foto em destaque) foi aprovado para o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), nesta quarta-feira (21/8). Ele assumirá o lugar de Luis Fernando Paroli.
A ENBPar é a empresa pública responsável pela Itaipu Binacional, pela Eletronuclear e pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A estatal também cuida da gestão de políticas que incluem o Programa Luz para Todos.
Rondeau é engenheiro eletricista e professor universitário. Ele presidiu as distribuidoras de energia de Manaus e do Amazonas, além da Eletronorte, antes de assumir a presidência da Eletrobras, em 2004. Também foi ministro de Minas e Energia entre 2005 e 2007, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-ministro teve a prisão preventiva decretada no âmbito da Operação Lava Jato, pelo juiz Marcelo Bretas, mas o mandado foi revogado no mesmo dia pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), e a prisão não chegou a ser efetivada.
Posteriormente, Marcelo Bretas foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apuração de supostas irregularidades na condução de processos da Lava Jato. Após a saída do juiz, porém, a magistrada que o substituiu arquivou o caso.