Sete de Setembro no DF termina pacífico, sem ocorrências graves
A Secretaria de Segurança Pública disse que a maioria das pessoas foram dispersas por volta das 15h. A SSP não informou qual o público
atualizado
Compartilhar notícia
O desfile cívico-militar e manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, terminaram de forma pacífica, nesta quarta-feira (7/9).
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou que foram registradas ocorrências policiais de menor gravidade, como furtos de celulares e de carteira com documentos pessoais. A Polícia Militar do DF (PMDF) apreendeu 12 celulares furtados com passageiros de um ônibus.
Já a 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) registrou três ocorrências, das quais duas são de furtos de celulares e uma de furto de carteira.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu a 35 chamados, incluindo mal súbito e queda da própria altura.
O tradicional desfile cívico-militar ocorreu pela manhã e o presidente discursou em seguida. Maior parte do público deixou a Esplanada dos Ministérios por volta das 15h. A SSP-DF não informou quantas pessoas participaram do evento.
O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, disse que a região central de Brasília foi monitorada em tempo real, por meio das câmeras de videomonitoramento distribuídas pela Esplanada e nas proximidades, além de drones e pontos de observação instalados pela SSP.
“Toda a movimentação no dia de hoje ocorreu dentro da normalidade e de acordo com o planejamento elaborado. Foi um trabalho minucioso, feito a partir de análises constantes da movimentação do público, para garantir a segurança dos participantes, a mobilidade urbana e a preservação do patrimônio público”, afirmou o secretário.
A PMDF revistou as pessoas que foram à Esplanada e apreendeu objetos proibidos, como hastes de bandeiras feitas com madeira e cano de PVC, pedaços de madeira de suporte de banner, materiais perfurocortantes, aerossóis e cadeiras portáreis. A corporação afirmou que não identificou nenhuma briga ou rompimento de barreiras policiais.