metropoles.com

Senadores falaram 61% a mais que os próprios depoentes na CPI da Covid

Na 1ª semana de trabalho, parlamentares usaram o microfone por 13 horas e 15 minutos. Já os depoentes se explicaram por 8 horas e 14 minutos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
CPI da Covid
1 de 1 CPI da Covid - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os participantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 falaram por quase um dia inteiro durante a primeira semana de depoimentos, em três sessões no Senado. Foram exatamente 21 horas e 29 minutos, nos dias 4, 5 e 6 de maio.

Desse total, o microfone ficou com os senadores por 13 horas e 15 minutos. Já os depoentes concederam explicações por 8 horas e 14 minutos. Ou seja, os parlamentares falaram 61% a mais que os convidados.

O cálculo não leva em conta a ida do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)Antonio Barra Torres, nesta terça-feira (11/5).

Entre os convocados a depor, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MT) ficou com o recorde de fala. Ele precisou de 3 horas e 14 minutos para responder às perguntas. Dos parlamentares, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), foi o que mais utilizou a palavra: 1 hora e 26 minutos ao longo da primeira semana de trabalhos.

O gráfico a seguir mostra a quantidade de tempo usado por cada participante, em cada uma das três reuniões da CPI.

Os membros governistas da CPI da Pandemia se manifestaram menos do que o grupo de senadores independentes ou que se opõem ao Palácio do Planalto.

Em tempo total, a defesa do governo federal durou 2 horas e 26 minutos, enquanto ataques se estenderam por 4 horas e 2 minutos.

Isso é consequência da maior quantidade de opositores ou independentes – eles são nove, contra cinco alinhados ao Executivo – entre os membros e suplentes da CPI.

Média

Independentes e opositores também contaram com um tempo médio maior de uso do microfone durante as sessões da comissão.

A tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou por 29 minutos e 17 segundos, em média, durante a primeira semana de atuação da comissão. Enquanto isso, o grupo composto por opositores e independentes fez declarações por 38 minutos e 11 segundos, em média.

Eles só ficam atrás, entretanto, porque os cargos de comando da CPI estão nas mãos de parlamentares que não se alinham ao Executivo: o presidente do colegiado, Omar Aziz; o relator, Renan Calheiro (MDB-AL); e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Sem eles, a média do grupo de opositores e independentes cai para 26 minutos e 55 segundos – ou seja, menos que os governistas.

Os cinco senadores que defendem o presidente Bolsonaro precisaram atuar mais quando o depoente era um opositor, como o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MT). Eles usaram 31% do tempo na primeira reunião da comissão da semana passada, realizada no dia 4 de maio.

Esse percentual caiu para 28% durante o depoimento do ex-ministro Nelson Teich, e para 13% na oitiva do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Entre os governistas, os senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE) são os mais ativos, com totais de 47 minutos e 50 segundos, e 43 minutos e 24 segundos, respectivamente.

Rogério e Girão estão entre os parlamentares que tiveram o microfone por mais tempo nas mãos durante a CPI, ficando atrás apenas dos três com cargo de comando, e do suplente Luis Carlos Heinze (PP-RS), identificado como independente, que falou por 47 minutos e 58 segundos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?